Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DHMC

Descrição

Doutoramento em História Moderna e Contemporânea

ISCTE-IUL

Coordenadores 2019/2020

Prof. Doutor(a)  Nuno Luís Madureira

Objectivos gerais

Este ciclo de estudos tem como objetivos gerais proporcionar formação avançada e especializada, com recurso a atividades de investigação, de inovação e aprofundamento de competências profissionais e de pesquisa na área da história moderna e contemporânea ou numa sua especialidade. Tem ainda como objetivos proporcionar o aprofundamento e produção de conhecimentos e de instrumentos cognitivos teóricos e metodológicos, promover a autonomia e a excelência na investigação, a capacidade de análise crítica e de síntese de ideias novas e complexas sobre as Épocas Moderna e Contemporânea; estimular a comunicação com a comunidade historiográfica, com as áreas profissionais em que se recorre à aplicação social da História e com a sociedade em geral; promover o progresso científico, social e cultural. O curso procura também promover a interdisciplinaridade e a internacionalização do conhecimento e desenvolver a capacidade de intervenção científica, cultural e cívica.

Objectivos de apredizagem

O Doutoramento em História Moderna e Contemporânea é constituído por um curso de estudos avançados e pela realização um projeto de investigação com vista à elaboração de uma tese de doutoramento (1.º ano curricular; 2 semestres). A tese de doutoramento é realizada nos dois últimos anos do curso (4 semestres), sob orientação de um professor / investigador, podendo o estudante ter um co-orientador de forma a valorizar a investigação a efetuar, e é acompanhada por um seminário para apresentação e discussão das conclusões parcelares do trabalho realizado pelos estudantes.
Na parte escolar os estudantes devem adquirir as competências próprias de um curso de 3º ciclo:
- Aquisição de conhecimentos e capacidade de compreensão sistemática no domínio da História Moderna e Contemporânea.
- Capacidade para equacionar problemáticas e perspetivá-las no contexto da produção historiográfica.
- Capacidade de planear e implementar planos de pesquisa que sejam um contributo original para o desenvolvimento do conhecimento em História Moderna e Contemporânea
- Adquirir aptidões e métodos de investigação associados a esta área científica;
- Adquirir capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
- Adquirir competências para comunicar com os seus pares, comunidade académica e sociedade em geral sobre as temáticas em que se especializam e conseguir publicar os resultados da sua pesquisa em revista científicas da especialidade e, genericamente, capacidade de promover o progresso científico, social ou cultural.
Para atingir estes objetivos, os estudantes terão de realizar as unidades curriculares que compõem o plano de estudos (seminários da especialidade, seminários teórico-metodológicos, seminário de projeto, conferências e unidades curriculares optativas), concretizar um projeto de investigação com o apoio do orientador e dos professores do seminário de projeto, apresentar e defender o seu projeto de investigação. Nos 2 anos seguintes o aluno frequenta o seminário de acompanhamento no âmbito do curso, outros seminários escolhidos com o apoio do orientador, apresenta e debate o seu trabalho. Os estudantes deverão participar em reuniões científicas e divulgar aspetos da pesquisa que têm em curso.
A concretização da tese de doutoramento permitirá a aquisição de competências de conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa e original, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas nas áreas científicas do curso, que contribua para o alargamento do conhecimento, merecendo divulgação nacional e internacional.
Em cada uma das unidades curriculares que compõem o plano de estudos são definidos operacionalmente os objetivos de aprendizagem que são avaliados através de um ou mais instrumentos de avaliação adequados ao tipo de objetivos de aprendizagem específicos.

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Doutoramento em História Moderna e Contemporânea - 2017

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2019-10-07 ... 2019-12-20 2020-01-06 ... 2020-02-01 2020-02-21
2º Semestre 2020-02-10 ... 2020-05-29 2020-06-01 ... 2020-06-27 2020-07-10
Época Especial 2020-07-13 ... 2020-07-18 2020-07-24
    Períodos de Férias
  • Natal (2019-12-21 ... 2020-01-03)
  • Carnaval (2020-02-24 ... 2020-02-28)
  • Páscoa (2020-04-06 ... 2020-04-17)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.