Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DPAGE

Descrição

Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar

Objectivos gerais

Do ponto de vista geral, os principais objetivos são os seguintes:

O1 - Formação. Conhecidos que são os persistentes défices de qualificação da sociedade portuguesa e as dificuldades de alargamento de percursos de escolarização avançada e de sucesso, este Doutoramento propõe-se ser um contributo para a dotação de agentes altamente qualificados com capacidades de reflexão e atuação no sistema educativo, através dos instrumentos da administração e gestão.

O2 - Conhecimento. Deverá promover, ainda, um esboço de pesquisa e debate sobre o sistema educativo, nas suas componentes teóricas, metodológicas e analíticas, em termos nacionais e internacionais.

O3 - Transferência para sociedade. Acompanhar as agendas nacionais e internacionais na área da educação, procurando intervir na discussão das suas principais questões de forma fundamentada, nos seus referenciais teóricos e analíticos, contribuindo para o desenvolvimento do sistema educativo e a melhoria dos resultados das escolas.

Objectivos de apredizagem

Os principais objetivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes estão alinhados com o Quadro Europeu de Qualificações, tendo por referência o Quadro Nacional de Qualificações. Assim propõem-se o seguinte:

OA1-Dotar os alunos de competências analíticas e pluridisciplinares, nomeadamente na área das Políticas Públicas, Administração e Gestão, como instrumentos essenciais ao conhecimento, planeamento e intervenção avançada nas escolas ou instituições educativas;

OA2-Promover capacidades de desenho e definição de modelos operatórios que possam ser replicados em vários contextos educativos e comparados no quadro de instituições nacionais e do ponto de vista internacional;

OA3-Contribuir para o reforço da capacidade de intervenção informada na análise, avaliação e gestão de políticas e organizações escolares ou com funções educativas;

OA4-Promover capacidades para uma investigação significativa e autónoma, respeitando os princípios estabelecidos de qualidade e integridade académicas.

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.