Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LA

Descrição

Licenciatura em Antropologia

ISCTE-IUL

Coordenadores 2016/2017

Prof. Doutor(a)  Francisco Vaz da Silva

Prof. Doutor(a)  António Fernando Medeiros

Prof. Doutor(a)  Antónia Pedroso de Lima

Prof. Doutor(a)  Paulo Raposo

Prof. Doutor(a)  Francisco Oneto

Breve introdução

Desde sempre, a Antropologia é um meio de pensar as questões referentes à diversidade social e cultural da humanidade. Abarcando as diferentes ideias, costumes, formas de arte, religiões, éticas que caracterizam o Homem e as suas sociedades, a Antropologia aprendeu com todas elas o valor e fecundidade do diálogo intercultural.

A licenciatura em Antropologia do ISCTE-IUL (seis semestres, 180 créditos) oferece aos alunos uma visão abrangente das problemáticas mais marcantes das sociedades contemporâneas. Este curso pretende dar aos seus alunos uma formação teórico e metodológica no domínio da Antropologia Social ou Cultural e das suas competências aplicadas, um conhecimento genérico dos principais contextos etnográficos mundiais e os conhecimentos necessários ao eventual ingresso no 2.º ciclo. Em particular, a licenciatura fornece uma sólida formação nos seguintes domínios: relações interculturais e etnocentrismo enquanto questões políticas e culturais centrais da contemporaneidade; conhecimento aprofundado de diferentes contextos etnográficos; familiarização com os principais contributos teóricos da disciplina e com os seus métodos; contacto com os principais campos de aplicação do conhecimento antropológico.

O curso é assegurado por um corpo docente altamente qualificado e tem colaborações regulares de docentes e investigadores de outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina, a Brown University, a University of California - Berkeley, o Indian Institute of Technology e a Universitat Virgili i Rovi. Esta circulação de docentes permite introduzir os alunos às diversas especialidades da Antropologia.

Historial

Criada no ISCTE em 1982, a licenciatura em Antropologia formou uma parte significativa dos antropólogos em actividade em Portugal. Esta licenciatura obteve, na última avaliação externa dos cursos de Antropologia efectuada pelo Conselho de Avaliação da Fundação das Universidades Portuguesas, a classificação global mais elevada dos cursos de Antropologia existentes no país.

Objectivos gerais

Proporcionar aos alunos conhecimentos, aptidões e competências, ao nível teórico e metodológico básicos na área da Antropologia para uma formação cultural e científica, para uma cidadania informada e para a análise da diversidade cultural, bem como algumas competências de caráter profissional.

Organizado num conjunto de UCs teóricas de problemáticas antropológicas e de mapas etnográficos; de laboratórios e metodologias; de optativas antropológicas; de optativas e competências transversais interdisciplinares. A sua conclusão permite:

1) aquisição de competências em reunir informação relevante para o tratamento de um tema ou problemática antropológica;

2) demonstrar conhecimento e compreensão geral no campo da Antropologia;

3) Prosseguir os seus estudos em Antropologia em qualquer das suas especialidades de 2º ciclo ou pós-graduadas;

4) Total mobilidade no país ou no estrangeiro;

5) Ingressar no mercado de trabalho em funções que exijam as competências obtidas no 1º ciclo.

Destinatários

Os candidatos deverão ser titulares do 12.º ano, ou de habilitação legalmente equivalente, e terem realizado no ano em que se candidatam uma das seguintes provas de ingresso: História, Matemática ou Português.

Podem ainda candidatar-se através do Concurso para Maiores de 23 anos os candidatos que cumpram as condições definidas no respetivo regulamento.

Saídas profissionais

Museus e Administração Local, instituições nacionais e internacionais de desenvolvimento e cooperação, participação em projectos de investigação, integração em equipas de intervenção social em contextos multiculturais e de produção de conteúdos audiovisuais.

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Licenciatura em Antropologia - ANTROP - 2009

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2016-09-19 ... 2016-12-17 2017-01-03 ... 2017-01-28 2017-02-10
2º Semestre 2017-01-30 ... 2017-05-27 2017-05-29 ... 2017-06-24 2017-07-03
Época Especial 2017-07-10 ... 2017-07-15 2017-07-23
    Períodos de Férias
  • Natal (2016-12-19 ... 2017-01-02)
  • Carnaval (2017-02-27 ... 2017-03-03)
  • Páscoa (2017-04-03 ... 2017-04-16)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.