Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
DescriçãoLicenciatura em EconomiaISCTE-IULCoordenadores 2018/2019
Prof. Doutor(a)
Raul Lopes
Prof. Doutor(a)
Fátima Suleman
Prof. Doutor(a)
Sofia Vale
Prof. Doutor(a)
Ana Cristina Costa
Prof. Doutor(a)
Mónica Meireles
Prof. Doutor(a)
Alexandra Ferreira Lopes
Breve introduçãoPorquê estudar Economia no ISCTE?
HistorialCasos de sucessoRita Prior SoaresLicenciada em Economia pelo ISCTE, em 2003. Prémio "Jovens Valores da Economia", atribuído pela Ordem dos Economistas, pelo trabalho "Crises financeiras em economias de mercado emergentes". Departamento de Auditoria da Deloitte & Touche. Diana BonfimLicenciada em Economia pelo ISCTE, em 2001. Mestrado em Economia pela FEUNL, em fase de conclusão. Departamento de Estudos Económicos, Banco de Portugal. Rui Pedro AntunesLicenciado em Economia pelo ISCTE, em 1998. Pós-graduação em Controle de Gestão e Performance (INDEG). Responsável pelo Reporting das contas das empresas alemãs do grupo SONAE Sierra. Rui Ferreira LopesLicenciado em Economia pelo ISCTE, em 1998. Manager da divisão de Corporate Finance da Deloitte & Touche. Rita Ferrão dos SantosLicenciada em Economia pelo ISCTE, em 1998. MBA pela FEUNL (Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa). Autoridade da Concorrência. Objectivos geraisA licenciatura em Economia tem a duração de 3 anos / 6 semestres. No primeiro ano, privilegiam-se conhecimentos fundamentais de diferentes áreas científicas, nomeadamente Métodos Quantitativos, Gestão Geral, Contabilidade e Direito, juntamente com competências base da área de Economia. No segundo ano, a formação é direccionada para as competências de áreas de especialização em Economia, em simultâneo com o reforço das competências de métodos quantitativos das áreas da Estatística e Econometria. No terceiro ano, o programa é composto por unidades curriculares aplicadas da área da Economia, procurando sistematizar as competências adquiridas nos anos anteriores, complementando-se a formação com uma diversidade de unidades curriculares direccionadas à aquisição de competências específicas de Métodos Quantitativos. Este último ano dá acesso a um leque variado de unidades curriculares optativas, permitindo que cada curriculum individual se especialize em áreas distintas de interesse no domínio da Economia. Importa também destacar a possibilidade de uma das unidades curriculares ser cumprida sob a forma de estágio.
Saídas profissionais
Um estudo realizado em 2002/2003 indicou que 83% dos alunos licenciados em economia encontrou emprego num prazo de seis meses após finalizarem o curso. As áreas em que os ex-alunos desejam iniciar a sua actividade corresponde, em termos gerais, à área em que estes estão de facto inseridos. Calendário Lectivo do Plano Curricular: Licenciatura em Economia - ECO - 2009
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso. |