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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LHMC

Descrição

Licenciatura em História Moderna e Contemporânea

ISCTE-IUL

Coordenadores 2018/2019

Prof. Doutor(a)  José Vicente Serrão

Prof. Doutor(a)  Ana Pina

Prof. Doutor(a)  Maria João Vaz

Prof. Doutor(a)  Luís Miguel Carolino

Objectivos gerais

Perante um mercado de trabalho flexível e em constante mutação, a licenciatura em História Moderna e Contemporânea do ISCTE-IUL, tem como objetivos desenvolver conhecimentos, capacidades e competências genéricas adaptadas ao perfil de um vasto espetro de atividades profissionais. Pretende-se assim oferecer uma boa formação nos aspetos metodológicos de análise de informação coerência de raciocínio e de argumentação histórica, acrescidas de formação técnica em disciplinas complementares e de uma visão integrada da história com outras ciências sociais. Deste modo a licenciatura em História Moderna e Contemporânea do ISCTE-IUL posiciona-se como um curso que valoriza uma abordagem multidisciplinar como trave mestra da formação do primeiro ciclo de estudos. Por outro lado apresenta também um perfil inovador e distinto de outras ofertas nesta área devido ao facto de ser uma licenciatura "especializada" no período do século ao século XV ao XX.

Objectivos de apredizagem

Os objetivos de aprendizagem dividem-se entre competências genéricas (Capacidade de análise e de síntese; capacidade para lidar com informação complexa e contraditória; qualidade de expressão oral e escrita; familiaridade com as novas tecnologias; iniciação à elaboração de projetos) e competências específicas (conhecimento abrangente sobre o passado; capacidade de pensar teoricamente; abertura a horizontes interdisciplinares; Domínio das fontes e metodologias da História; perceção da função social da História). Estas competências encontram-se operacionalizadas pela existência de um sistema de avaliação que, apesar de não ser uniforme nas diferentes Unidades Curriculares, tem como denominador comum a procura de complementaridades de aprendizagem entre trabalho individual e de grupo; a discussão crítica de textos nas aulas e a introdução de trabalhos de avaliação inovadores baseados nas potencialidades da internet.
Os instrumentos para medir a realização dos objetivos de aprendizagem são: inquérito intercalar de avaliação levado a cabo no conselho de ano; avaliação parametrizada da aprendizagem pelo inquérito aos alunos no final do ano letivo; avaliação parametrizada da aprendizagem dos alunos pelo registo da opinião dos docentes nas FUCs no final do ano letivo; introdução de medidas tendentes a melhorar a performance dos alunos, seguindo as recomendações do Conselho Pedagógico.

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Licenciatura em História Moderna e Contemporânea - HMC - 2009

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2018-09-17 ... 2018-12-21 2019-01-03 ... 2019-02-01 2019-02-22
2º Semestre 2019-02-04 ... 2019-05-31 2019-06-01 ... 2019-06-29 2019-07-12
Época Especial 2019-07-08 ... 2019-07-13 2019-07-26
    Períodos de Férias
  • Natal (2018-12-22 ... 2019-01-02)
  • Carnaval (2019-03-04 ... 2019-03-08)
  • Páscoa (2019-04-15 ... 2019-04-28)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.