Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ME

Descrição

Mestrado em Economia

ISCTE-IUL

Coordenadores 2018/2019

Prof. Doutor(a)  Isabel Salavisa

Prof. Doutor(a)  Maria Ferreiro

Prof. Doutor(a)  Henrique Monteiro

Objectivos gerais

O Mestrado em Economia pretende preparar os alunos para desenvolver trabalho profissional de nível avançado nas áreas de teoria e/ou política económica, em instituições nacionais ou internacionais. Assim, os objetivos gerais do ciclo de estudos são:
• Proporcionar aos mestrandos um aprofundamento dos conhecimentos teóricos e empíricos nas principais áreas da Economia, a nível internacional;
. Promover o desenvolvimento de capacidades de modelização em teoria económica e o uso de metodologias e técnicas avançadas;
• Estimular o pensamento analítico e crítico sobre as diferentes abordagens aos problemas económicos;
• Estimular o desenvolvimento de competências de trabalho autónomo e original, promovendo a excelência no pensamento e na ação;
• Desenvolver as capacidades de síntese e comunicação dos alunos;
• Adquirir cultura económica que capacite para desempenhos de elevada qualidade em vários níveis hierárquicos e em diferentes funções.

Objectivos de apredizagem

Os estudantes deste ciclo de estudos devem ser capazes de:
1. Comunicar eficazmente por escrito, incluindo os seguintes aspetos: redigir um documento bem estruturado; demonstrar que as mensagens essenciais foram devidamente identificadas; exprimir argumentos teóricos relativamente a uma aplicação específica; sintetizar ideias e conclusões.
2. Comunicar eficazmente oralmente, incluindo os seguintes aspetos: selecionar um formato adequado para uma determinada apresentação; demonstrar confiança e uma boa preparação; preparar e realizar apresentações com impacto.
3. Desenvolver pensamento crítico, incluindo os seguintes aspetos: selecionar e interpretar fontes de informação estatística e bibliográfica, académicas e não académicas; identificar e debater questões éticas; formular soluções ou conclusões devidamente fundamentadas sobre um determinado assunto.
4. Analisar questões económicas e resumir as conclusões obtidas, e mais especificamente: identificar e aplicar os principais contributos das teorias e políticas económicas contemporâneas; aplicar técnicas estatísticas e matemáticas para modelizar e interpretar a realidade económica; compreender e debater as controvérsias sobre abordagens, modelos, técnicas e políticas em economia.
5. Resolver problemas práticos com metodologia económica, e mais especificamente: compreender que a realidade económica é extremamente complexa e exige simplificações para ser entendida; utilizar métodos computacionais para resolver problemas numéricos e estatísticos em economia; compreender como extrair informação dos modelos, de modo a interpretar e comparar os seus resultados com os dados empíricos observados.
Estes objetivos de aprendizagem são operacionalizados através dos objetivos específicos de cada unidade curricular, incluindo a dissertação, conforme especificado nas FUC, onde há uma correspondência direta com pelo menos um dos objetivos de aprendizagem do curso. A medição do seu grau de cumprimento é realizada em cada unidade curricular, em cuja FUC constam as metodologias de avaliação utilizadas para cada objetivo específico.

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Mestrado em Economia - 2016

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2018-09-10 ... 2018-11-30 2018-10-15 ... 2019-01-11 2019-01-25
2º Semestre 2019-02-04 ... 2019-05-18 2019-03-18 ... 2019-06-18 2019-07-01
Época Especial 2019-07-08 ... 2019-07-13 2019-07-26
    Períodos de Férias
  • Natal (2018-12-22 ... 2019-01-02)
  • Carnaval (2019-03-04 ... 2019-03-08)
  • Páscoa (2019-04-15 ... 2019-04-28)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.