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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MIA

Descrição

Mestrado Integrado em Arquitectura

ISCTE-IUL

Coordenadores 2019/2020

Prof. Doutor(a)  Teresa Madeira da Silva

Prof. Doutor(a)  Paula André

Prof. Doutor(a)  Pedro da Luz Pinto

Links

http://iscte-iul.pt/cursos/mestrados/886/apresentacao_mia.aspx

Breve introdução

O ciclo de estudos integrado, conducente ao grau de mestre em Arquitetura do ISCTE-IUL, tem uma duração de 10 semestres aos quais correspondem 300 ECTS, 180 ECTS no primeiro ciclo (3 anos) e 120 ECTS no segundo ciclo (2 anos).

O Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) está alicerçado numa convergência das várias áreas científicas em torno da atividade de projeto onde se promove uma reflexão prática e teórica no sentido de dotar o aluno de um pensamento informado, crítico e autónomo perante as várias dimensões do espaço. O primeiro ciclo do MIA está sedimentado na experimentação de várias escalas de projeto, na aquisição de progressiva autonomia do estudante e na resposta a problemas de crescente complexidade.

Juntamente com o segundo ciclo, e particularmente com a síntese operada nos dois últimos semestres, consolida-se a coerência de um programa formativo de acordo com uma prática consolidada e a exigência de requisitos profissionais excecionais.

Pretende-se ver a arquitetura de forma holística e, simultaneamente, conseguir abordar de forma analítica os seus constituintes na procura da técnica e da ciência que os fundamentam, de modo a responder aos desafios da sociedade contemporânea.

Os objetivos visados para os seis primeiros semestres incidem fundamentalmente:
Na abordagem às metodologias projetuais da Arquitetura, em todas as suas vertentes, mediante o entendimento do espaço e das variáveis que o condicionam quanto à função, estrutura e expressão plástica;
No conhecimento dos elementos constitutivos, das metodologias de análise e dos princípios de composição da forma urbana;
No domínio conceptual e operativo das técnicas e processos de representação e comunicação, bem como no entendimento da relevância do seu papel na prática projetual;
No conhecimento dos materiais, sistemas construtivos e tecnologias das construções e sua articulação com a metodologia projetual;
No conhecimento integrado dos conceitos e contextos da História da Arquitetura e do Urbanismo, bem como dos modelos teóricos de análise da Arquitetura e do Urbanismo contemporâneos;
No conhecimento integrado de uma cultura do território e da cidade, nas suas dimensões física, geográfica, económica e social.
Os objetivos visados para os quatro últimos semestres, cuja conclusão garante o acesso pleno ao exercício da profissão de Arquiteto nas suas múltiplas valências, incidem fundamentalmente:
Na consolidação e no aprofundamento das competências adquiridas nos semestres que o antecedem;
Na autonomia do pensamento crítico e do projeto consubstanciado em propostas para problemas diversificados e complexos no domínio da Arquitetura;
No entendimento crítico da Arquitetura como uma prática definida na transversalidade de vários saberes.

A inserção do MIA no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, considerando o contributo de outras áreas do conhecimento como a Sociologia, a Economia, a Computação, a Gestão, a Antropologia e as Políticas Públicas, tem viabilizado sinergias únicas no ensino da Arquitetura em Portugal.
Por outro lado, a inserção do MIA no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Tecnologias e Arquitetura tem fomentado uma ligação mais profunda à exploração das tecnologias da informação, computação e multimédia, que se torna evidente na investigação realizada e na dinamização de infraestruturas e ferramentas de trabalho, como o Laboratório de Fabricação Digital (Vitruvius FabLab) e a CAVE para Realidade Virtual Imersiva.

O corpo docente alia o manifesto reconhecimento da qualidade da obra construída a novas competências técnicas e científicas, conjugando experiência com investigação em domínios como a conceção arquitetónica nas suas múltiplas escalas de intervenção, a teoria e a história da Arquitetura, a consciência ambiental e a sustentabilidade, as novas tecnologias e processos aplicados ao projeto, a construção e a conservação e reabilitação de edifícios.

A dimensão do corpo discente do MIA e a existência de um rácio de extrema qualidade entre docentes/discentes permite um grande acompanhamento dos alunos e uma relação muito próxima entre professores e alunos dos diferentes anos, promovendo um debate enriquecedor.


Diretor: Sara Eloy
Subdiretor: Ricardo Resende

Objectivos gerais

Formar arquitetos para um exercício disciplinar dirigido à (re)criação, (re)organização e (re)significação do espaço físico da sociedade e dos seus indivíduos, construindo um modo de pensar arquitetónico de dimensão artística, social e tecnológica, onde ciência e técnica participam num pensamento poético e ético.
Procura-se que os alunos:
- experimentem, representem e comuniquem ideias, espaços e formas, enquadrados na metodologia do projeto e na cultura arquitetónica e urbanística, bem como contextualizados nos fenómenos urbanos e da organização do território, reais e atuais;
- conheçam os materiais e os sistemas construtivos e funcionais, assim como as exigencias ecológicas da contemporaneidade, integrando-os no pensar arquitetónico;
- utilizem metodologias e ferramentas de produção e conceção tradicionais e inovadoras, explorando instrumentos digitais emergentes, privilegiando o rigor e o conhecimento para um posicionamento critico face às condições da profissão.

Objectivos de apredizagem

Tendo em atenção os objetivos gerais enunciados e o enquadramento dos atos da profissão, conforme regulados na Diretiva Europeia 2005/36/CE e nos Estatutos da Ordem dos Arquitetos, pretende-se que os alunos, nos planos dos conhecimentos, aptidões e competências, sejam capazes de:
Conhecimentos
- ter uma sólida e abrangente cultura arquitetónica e urbanística;
- conhecer as metodologias do projeto;
- conhecer os materiais e os sistemas construtivos, bem como os fenómenos físicos relativos ao seu desempenho e à sua degradação;
- conhecer os aspetos relativos à infraestruturação do território, da cidade e das construções;
- conhecer as estruturas normativas da construção e do urbanismo.
Aptidões
- ter um domínio da representação e da comunicação de ideias, espaços e formas;
- ter capacidade de análise e síntese, assim como de coordenação e de organização;
- reconhecer as dimensões éticas e estéticas subjacentes à edificação e ao território humanizado;
- reconhecer a morfologia e o ambiente físico natural, integrando-os nas leituras e nas propostas de criação e transformação do território, das cidades e das construções;
- determinar propriedades funcionais e arquitetónicas de desempenho de soluções construtivas;
- recorrer a ferramentas digitais de produção, gestão e representação da arquitetura e da cidade, integrando-as quer no desenvolvimento do projeto, quer na recolha e sistematização de dados sobre o próprio projeto e a realidade edificada.
Competências
- desenvolver uma progressiva autonomia metodológica e concetual;
- desenvolver capacidade de integrar e liderar ambientes de trabalho multidisciplinares;
- conceber projetos de arquitetura, nas suas diversas escalas de intervenção, que equacionem criticamente as dimensões éticas, estéticas, funcionais e tecnológicas da contemporaneidade.
Os objetivos são progressivamente operacionalizados ao longo do plano curricular, em cada UC, através dos respetivos processos de ensino-aprendizagem no cumprimento do programa.
O cumprimento dos objetivos é verificado nos diversos processos de avaliação. A sua mensurabilidade depende da UC e do conteúdo específico a ser avaliado, havendo sempre lugar a uma classificação final numérica.

Destinatários

Acesso ao 1.º Ano
Para acesso ao 1º Ano os candidatos devem ser titulares do 12.º Ano, ou habilitação legalmente equivalente, e terem realizado a seguinte prova de ingresso: 10 Geometria Descritiva
Acesso ao 4.º Ano
Para acesso ao 4.º Ano do Mestrado Integrado os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios:
a) Currículo académico e cientifico;
b) Classificação da Licenciatura;
c) Experiência Profissional ou de Investigação.

Saídas profissionais

As saídas profissionais dos arquitectos são todas as que respeitam ao ambiente construído do homem e ao ordenamento do espaço e centram-se na prática da arquitectura, do urbanismo, do planeamento e da gestão urbana. Outras actividades exercidas por arquitectos, ou nas quais podem participar, incluem a consultoria e a peritagem, a gestão e a direcção de obras, a arquitectura de interiores, a conservação e reabilitação de edifícios e sítios de valor patrimonial, bem como a investigação em universidades e centros de investigação.

Os diplomados em arquitectura pelo ISCTE-IUL têm, nos últimos anos, encontrado trabalho no acompanhamento e desenvolvimento de projectos de arquitectura e urbanismo em ateliers e gabinetes de projecto, em câmaras municipais e gabinetes técnicos locais, assim como na preparação, fiscalização e acompanhamento de obras em empresas de construção.

Regime de funcionamento

Diurno

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Mestrado Integrado em Arquitectura 2010

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2019-09-16 ... 2019-12-20 2020-01-03 ... 2020-01-31 2020-02-20
2º Semestre 2020-02-10 ... 2020-06-05 2020-05-30 ... 2020-06-27 2020-07-10
Época Especial 2020-07-13 ... 2020-07-18 2020-07-24
    Períodos de Férias
  • Provas de PFA (2019-11-25 ... 2019-11-29)
  • Natal (2019-12-21 ... 2020-01-03)
  • Carnaval (2020-02-24 ... 2020-02-28)
  • Páscoa (2020-04-06 ... 2020-04-17)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.