Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPCPCJR

Descrição

Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco

ISCTE-IUL

Coordenadores 2019/2020

Prof. Doutor(a)  Joana Alexandre

Breve introdução

O Mestrado em Psicologia Comunitária, Protecção de Crianças e Jovens em Risco forma profissionais preparados para intervir em diferentes contextos de desenvolvimento de risco e de necessidades, numa perspectiva psicossocial (nível familiar, educação parental, proteção infantil, etc.) através da prossecução sustentada de programas individuais e/ou grupais e de medidas de ação portadoras de mudança comunitária e institucional.

O corpo docente está envolvido nas redes científicas europeias e nas estruturas que enquadram profissionalmente nesta área, tanto em Portugal como noutros países europeus. Integra docentes do ISCTE-IUL e de outras instituições nacionais (e.g. Universidade de Coimbra) e internacionais (e.g. Universidade de San Sebastian, Universidade de Oviedo).

Objectivos gerais

É objectivo deste mestrado proporcionar aos alunos formação no domínio da aplicação da Psicologia Comunitária à educação e protecção de Crianças e Jovens em Risco, possibilitando-lhes uma prática profissional qualificada e especializada.

Ao terminar o Mestrado, pretende-se que o aluno seja capaz de:

a) Conhecer e diferenciar os principais modelos de diagnóstico e intervenção em Psicologia Comunitária;
b) Conhecer o sistema, abordagens e modelos na área da Protecção de Crianças e Jovens em Risco;

c) Aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências que permitam, numa abordagem sistémica e integrada, orientar a avaliação e intervenção em questões da educação, da parentalidade e da família, em diferentes contextos familiares, grupais, comunitários e institucionais;

d) Integrar o conhecimento da Psicologia Comunitária e Protecção de Crianças e Jovens em Risco de forma a analisar situações, formular diagnósticos e planear intervenções na adopção, acolhimento familiar e acolhimento residencial;

e) Desenvolver ideias e projectos de investigação.

Objectivos de apredizagem

Ao terminar o Mestrado o aluno deverá:


a) Conhecer, distinguir e avaliar empiricamente as abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia Comunitária e da Protecção de Crianças e Jovens em Risco; Conhecer a legislação, características e funcionamento do Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Risco ;

b) Aplicar os conhecimentos no levantamento de necessidades, na avaliação e na conceptualização de situações ao nível parental, familiar, comunitário e institucional; Desenhar, implementar e avaliar programas de intervenção psicossocial; Aplicar os conhecimentos aprendidos na área da adopção, do acolhimento familiar e residencial;

c) Desenvolver, de forma original e autónoma ideias e projectos de investigação na área da Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, e saber apresentar e defender esses projectos.

Ainda, e apenas no que diz respeito aos alunos com 1º ciclo em Psicologia deverão:

d) Integrar e aplicar o conhecimento em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco de forma a diagnosticar situações complexas, planear e concretizar intervenções em contextos reais de trabalho.

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2019-09-23 ... 2019-12-20 2020-01-03 ... 2020-02-01 2020-02-22
2º Semestre 2020-02-03 ... 2020-05-29 2020-05-30 ... 2020-06-27 2020-07-10
Época Especial 2020-07-13 ... 2020-07-18 2020-07-24
    Períodos de Férias
  • Natal (2019-12-21 ... 2020-01-03)
  • Carnaval (2020-02-24 ... 2020-02-28)
  • Páscoa (2020-04-06 ... 2020-04-17)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.