Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPCPM

Descrição

Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores

ISCTE-IUL

Coordenadores 2018/2019

Prof. Doutor(a)  Lígia Monteiro

Breve introdução

Nos últimos anos, a nossa sociedade tem atravessado profundas transformações nos domínios das relações familiares, da educação e dos direitos individuais. Tal conduziu à necessidade de formação avançada para todos os que queiram desempenhar a sua atividade profissional em contextos de desenvolvimento de risco, que atinge adultos, mas sobretudo as crianças e jovens. E neste sentido, os configuram como sujeitos sociais a necessitar de intervenção no quadro de programas de prevenção e de ação comunitária e institucional.

O Plano de estudos apresentado no âmbito deste mestrado proporciona a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos aprofundados, assim como, de competências específicas nas áreas da avaliação, planeamento e intervenção em contextos familiares, comunitários, sociais e organizacionais com pessoas em situação de risco e vulnerabilidade. O nosso objectivo é o de formar Psicólogos que possam intervir em diferentes contextos onde necessidades e riscos estejam presentes. Fazendo-o numa perspectiva psicossocial, através da prossecução sustentada de programas individuais e/ou grupais, e de medidas de ação portadoras de mudança comunitária e institucional.

O curso de Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (designação até ao ano letivo de 2014/2015) sofreu uma remodelação ao nível da sua designação e do plano curricular, abrindo em 2015/2016 com a designação de Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco.Este mestrado surgiu como resposta (e continua a sê-lo)à constatação da necessidade de profissionais especializados nestes domínios em Portugal, sendo sustentado por um corpo docente especializado neste domínio, pertencente ao Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL. Encontra-se, ainda, integrado nas redes científicas europeias e nas estruturas que enquadram profissionalmente esta área, tanto em Portugal, como noutros países europeus (e.g., Espanha, Holanda e Inglaterra). A experiência acumulada e partilha de saberes é a melhor garantia de que este curso oferece uma formação teórica e prática de qualidade, adequada às necessidades atuais do mercado de trabalho.

O programa do curso, que visa permitir o prosseguimento de estudos de segundo ciclo a licenciados em Psicologia/Ciências Psicológicas, segue as orientações disciplinares de modelos europeus (Especialista universitário em proteção infantil da Faculdade de Psicologia da Universidade do Pais Basco; Dartington-I University) integrando e articulando conhecimentos provenientes das áreas da Psicologia Social Comunitária, do Desenvolvimento e da Psicologia Social e Organizacional. O corpo docente não só tem vindo a integrar docentes do ISCTE-IUL como de outras instituições nacionais (e.g., Universidade de Coimbra) e internacionais (e.g., Universidade de Sevilla; Universidade de Rio Grande do Sul; University of Groningen).

A duração total do curso é de 4 semestres lectivos (120 ECTS). A aprovação em todas as unidades curriculares do curso de Mestrado, incluindo a defesa da dissertação, confere o grau de Mestre em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco. A aprovação nas unidades curriculares do 1º ano do curso de Mestrado (correspondente a 60 ECTS), dá lugar à atribuição de um Diploma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

O plano de estudos do Mestrado é compatível com a formação específica de Psicólogos, uma vez que segue as orientações do Diploma Europeu de Formação em Psicologia ( EuroPsy - proposto pela European Federation of Psychologists' Associations). Este curso permite, assim, completar a formação em Psicologia, permitindo o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Historial

Despacho n.º 19083/H2007; 03.10.2007 DR n.º191 2ªsérie (em substituição)

  • Creditação profissional do diploma
  • Curso estruturado na lógica de Bolonha, permitindo aos alunos completar uma formação que os habilita a exercer a profissão de psicólogo.

Objectivos gerais

Ao terminar o Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco o aluno será capaz de:

  • Conhecer, diferenciar e avaliar empiricamente os principais modelos de diagnóstico e intervenção ao nível do indivíduo, da família e da Comunidade.
  • Aplicar os conhecimentos da Psicologia Comunitária no levantamento de necessidades e no desenvolvimento de planos de intervenção Social e Institucional adaptados ao contexto.
  • Integrar o conhecimento em Psicologia Comunitária de forma a analisar situações complexas, a formular diagnósticos e a planear intervenções.
  • Apresentar, divulgar e defender, em contextos específicos, os resultados dos seus trabalhos de investigação e de intervenção no domínio da Psicologia Comunitária.
  • Desenvolver de forma original e autónoma ideias de investigação na área da Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
  • Adquirir conhecimentos básicos sobre as características e funcionamento do Sistema de Segurança Social e dos Serviços de Proteção de Menores e sua relação com a rede de serviços de intervenção primária e especializada (secundária e terciária).
  • Desenvolver conhecimentos e competências na área da avaliação com crianças e famílias. Em particular dirigidas a contextos de risco ao nível intra e inter-individual, comunitário e institucional.
  • Desenvolver conhecimentos e competências na área da intervenção, nomeadamente, com crianças e adolescentes, bem como com famílias, em contextos comunitários de acolhimento familiar e residencial e adopção.
  • Adquirir conhecimentos essenciais sobre a conceptualização, a etiologia e as consequências do mau trato, da negligência e do abuso sexual.
  • Adquirir conhecimentos sobre a conceptualização e as consequências da adopção, do acolhimento familiar e residencial
  • Conhecer os procedimentos e as metodologias para o planeamento, o desenho e a avaliação dos serviços, recursos e programas de intervenção.
  • Desenvolver a capacidade de conceptualização de problemas sócio-organizativos a partir de métodos, conceitos e teorias que explicam a atividade desenvolvida pelos atores organizacionais dos serviços sociais e de proteção de crianças e jovens em risco.
  • Conhecer a legislação na área da Proteção de crianças e jovens em risco.
  • Conhecer, numa dimensão comparada, o estado da arte da investigação sobre comunidades de risco e proteção de crianças e jovens em risco, bem como das soluções técnicas adoptadas na Europa.
  • Conhecer o funcionamento e procedimentos de atuação dos Serviços de Proteção de crianças e jovens em risco: investigar e avaliar as situações de desproteção, tomada de decisão e planificação das intervenções.

Destinatários

Este Mestrado dirige-se a Licenciados na área da Psicologia/Ciências Psicológicas, e a Psicólogos licenciados Pré-Bolonha, visando o alargamento de conhecimentos na área da intervenção comunitária e, simultaneamente, uma especialização na área da Proteção de crianças e jovens em perigo.

Saídas profissionais

  • Centros Regionais de Segurança Social
  • Instituto de Solidariedade e Segurança Social (ISS)
  • Instituto de Reinserção Social (IRS)
  • Comissões de Proteção de Menores
  • Câmaras
  • Escolas
  • Centros de Saúde
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
  • Misericórdias

Regime de funcionamento

DURAÇÃO NORMAL DO CICLO DE ESTUDOS:

  • 4 semestres - 2 anos (Mestrado)
  • 2 semestres - 1 ano (Pós-Graduação)

CRÉDITOS: 120 ECTS

CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO:

Horário: Pós-Laboral (Segunda a sexta-feira).

Local: ISCTE-IUL

Secretariado: ISCTE-IUL /DEPSO

Contacto: 21.79.35.000 ou maria.cunha.mota@iscte.pt

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2018-09-24 ... 2018-12-15 2019-01-03 ... 2019-02-01 2019-02-22
2º Semestre 2019-02-04 ... 2019-05-31 2019-06-01 ... 2019-06-29 2019-07-12
Época Especial 2019-07-08 ... 2019-07-13 2019-07-26
    Períodos de Férias
  • Natal (2018-12-22 ... 2019-01-02)
  • Carnaval (2019-03-04 ... 2019-03-08)
  • Páscoa (2019-04-15 ... 2019-04-28)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.