Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MSS

Descrição

Mestrado em Serviço Social

ISCTE-IUL

Coordenadores 2018/2019

Prof. Doutor(a)  Maria Inês Amaro

Informação Adicional

Após a conclusão deste Mestrado os alunos deverão ter competências para: - Investigar os problemas sociais, a prática profissional e saber distinguir/utilizar as diferentes técnicas de investigação; - Fundamentar e argumentar acerca da natureza ético-política, teórico-metodológica e instrumental do serviço social; - Analisar e saber situar a intervenção do serviço social no contexto das políticas sociais públicas, da desigualdade e dos problemas sociais nacionais e internacionais, no quadro das instituições sociais modernas; - Conhecer e compreender o serviço social, nacional e internacional, ao nível das suas abordagens, da sua relação privilegiada com grupos sociais vulneráveis ou em situação de desvantagem social e do trabalho multidisciplinar; - Aplicar e operacionalizar os conhecimentos sobre o serviço social, operacionalizando os seus princípios, valores e finalidades na intervenção profissional, no quadro do debate contemporâneo desta disciplina; - Dominar e operacionalizar a abordagem centrada no indivíduo, na família, na comunidade, nas organizações, assim como o empowerrment, a advocacia social, a intervenção em rede e parceria; - Diagnosticar, programar, executar e avaliar a intervenção em serviço social, através da utilização de referenciais estratégicos, técnicos e metodológicos fundamentais para uma prática profissional qualificada e qualificante; - Avaliar, de uma forma crítica e sistemática, a prática profissional, seus resultados, contextos e determinações. Em síntese, o Mestrado em Serviço social visa preparar os diplomados para: - Aplicação de teorias e metodologias específicas de Serviço Social (na construção do objecto teórico no processo de investigação e na intervenção em serviço social; - Compreensão e capacidade de resolução de problemas sociais no quadro da diversidade dos contextos sociais, familiares e organizacionais/institucionais; - Capacidade para gerir a complexidade das situações-problema de forma a formular informações e respostas fundamentadas nos princípios das responsabilidades sociais e éticas; - Elaboração de instrumentos técnicos de suporte ao diagnóstico, à intervenção, à investigação e à avaliação dos problemas sociais de uma forma objectiva; - Competências que lhes permitam continuarem a aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Breve introdução

O Mestrado em Serviço Social apresenta-se como uma oferta educativa integrada no 2º ciclo de formação no ISCTE que responde às actuais exigências formativas do ensino universitário no quadro do processo de Bolonha e às necessidades de estudo/investigação, inovação e internacionalização, com vista a contribuir para uma melhor articulação do serviço social com as políticas sociais, os problemas sociais e a prática profissional. O aprofundamento do conhecimento em serviço social é um imperativo para o desenvolvimento desta disciplina das ciências sociais e, por essa razão, será dada particular atenção à cooperação científica com escolas de prestígio nesta área de formação, em particular na Europa, América do Norte e Brasil, incentivando o intercâmbio científico e a realização de parcerias com instituições universitárias, que se distingam pela qualidade da formação e investigação em serviço social. Com este mestrado pretende-se promover a realização de estudos avançados em Serviço Social, desenvolvendo competências científicas e teórico-metodológicas que permitam aprofundar a compreensão das problemáticas e políticas sociais, da intervenção profissional com indivíduos, famílias, grupos, comunidades, bem como dos contextos organizativos/institucionais onde se produzem e articulam essas práticas.

Historial

O Curso de Mestrado em Serviço Social foi criado no ISCTE - IUL no ano de 2008, integrado na Escola de Sociologia e Politicas Públicas, afecto ao Departamento de Ciência Politica e Politicas Públicas. No corrente ano lectivo o curso inicia a 4ª edição,com um aprofundamento ao nível da internacionalização oferendo duas unidades curriculares optativas leccionadas no 2º semestre em regime de convénio com a Universidade Complutense de Madrid. Apresenta um plano curricular inovador oferecendo no seu programa de 2º ciclo uma unidade curricular de Estágio em Serviço Social, com o objectivo de melhor efectivar os principios de Bolonha aproximando a formação académica com o mercado de trabalho. No corrente ano lectivo o programa curricular de Mestrado vai ser ministrado na Universidade de Timor Lorosae em regime de convénio cientifico.

Objectivos gerais

- Aprofundar e consolidar o conhecimento em Serviço Social;
- Desenvolver competências científicas e teórico-metodológicas, promotoras de estudos avançados em Serviço Social;
- Aplicar os conhecimentos do Serviço Social nomeadamente a compreensão dos problemas sociais, das políticas sociais, das metodologias de intervenção profissional e dos diferentes contextos organizacionais/institucionais;
- Conhecer as metodologias de intervenção com sujeitos, famílias, grupos e comunidades;
- Proporcionar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e analítico da intervenção, no quadro das actuais linhas de estudo e produção de conhecimento em Serviço Social.

Objectivos de apredizagem

O Mestrado em Serviço social visa preparar os diplomados para:
- Aplicação de teorias e metodologias específicas de Serviço Social na investigação e na intervenção;
- Compreensão e capacidade de resolução de problemas sociais no quadro da diversidade dos contextos sociais, familiares e organizacionais/institucionais;
- Capacidade para gerir a complexidade das situações-problema de forma a formular informações e respostas fundamentadas nos princípios das responsabilidades sociais e éticas;
- Elaboração de instrumentos técnicos de suporte ao diagnóstico, à intervenção, á investigação e à avaliação dos problemas sociais de uma forma clara;
- Competências que lhes permitam continuarem a aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Destinatários

O mestrado em Serviço Social tem como destinatários preferenciais alunos que terminaram o 1º ciclo de formação, assim como profissionais, técnicos e decisores, que actuam no âmbito do Serviço Social, quer a nível da administração pública central, regional e local, quer no terceiro sector, em organizações privadas de solidariedade social ou organizações não governamentais, bem como técnicos, gestores e dirigentes que actuam nos serviço sociais e/ou política social.

Saídas profissionais

O mestrado fornece preparação adequada ao ingresso e exercício de funções nos serviços sociais públicos, privados e de solidariedade social. Progressão na carreira e aquisição de competências e capacidades necessárias a uma participação activa na inovação dos serviços sociais. O mestrado possibilita também o desenvolvimento de novas competências para outras funções, nomeadamente relacionadas com a integração em equipas responsáveis por projectos/programas sociais de intervenção e de investigação, e/ou de aconselhamento e supervisão técnica no domínio do Serviço Social.

Regime de funcionamento

- Pós- Laboral

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Mestrado em Serviço Social

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2018-09-24 ... 2018-12-21 2019-01-03 ... 2019-02-01 2019-02-22
2º Semestre 2019-02-04 ... 2019-05-31 2019-06-01 ... 2019-06-29 2019-07-12
Época Especial 2019-07-08 ... 2019-07-13 2019-07-26
    Períodos de Férias
  • Natal (2018-12-22 ... 2019-01-02)
  • Carnaval (2019-03-04 ... 2019-03-08)
  • Páscoa (2019-04-15 ... 2019-04-28)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.