Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MSS  >  Plano curricular

Plano curricular - Serviço Social (desde 2008)

Mestrado em Serviço Social

Currículo
Estrutura curricular do curso: organização das unidades curriculares, carga horária semanal e distribuição das unidades de crédito.
Exames
Informação relativa aos exames de 1ª e 2ª Épocas: datas e salas.
Horários por turma
Turmas do curso e respectivos horários.

Descrição do plano curricular

O mestrado em Serviço Social comporta uma formação de base de 2 anos, orientada para o estudo dos Direitos Humanos e Serviço Social (estudo da evolução histórica dos conceitos e valores intrínsecos aos Direitos Humanos, aprofundamento dos instrumentos legais, órgãos nacionais e internacionais e mecanismos fundamentais garantes dos DH, no exercício da actividade profissional, como sejam a ONU, UNICEF, Tribunal Internacional, entre outros), Ética da Intervenção Social (estudo das principais abordagens e teorias éticas, princípios e valores do serviço social, responsabilidades profissionais relacionadas com a tomada de decisões, análise e avaliação de processos sociais), Fundamentos do Serviço Social (estudo e aprofundamento dos principais pilares e fundamentos teóricos e epistemológicos do Serviço Social e da sua relação com as ciências sociais na contemporaneidade) e Serviço Social Internacional (estudo e aprofundamento da rede do serviço social internacional, no quadro dos modelos de intervenção realizada nos organismos e instituições que respondem aos problemas sociais internacionais e no âmbito da política desenvolvida a nível internacional e supranacional, relativa aos problemas sociais globais e internacionais). No quadro da intervenção em serviço social aprofundam-se conhecimentos sobre as Desigualdades Sociais Contemporâneas (estudo das principais perspectivas, teorias, temas e debates recentes neste domínio), Estado e Políticas de Família e de Protecção Social (papel, evolução e transformação do Estado nas sociedades modernas no âmbito da família e da protecção social) e Desenho, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas (estudo dos mecanismos subjacentes à concepção e gestão de medidas de política, funcionamento, efeitos e resultados das medidas de política pública na resolução dos problemas sociais).

O plano curricular orienta-se para consolidar conhecimentos sobre os fundamentos do serviço social, políticas públicas sociais, direitos humanos, ética e investigação social, no contexto alargado das desigualdades sociais contemporâneas e do bem-estar social. Deste modo, aprofunda-se o estudo da intervenção em serviço social, ao nível dos indivíduos, famílias, grupos e comunidades, em organizações e/ou instituições públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, que actuam no campo das políticas e problemáticas sociais.

Ao nível da metodologia de investigação aplicada em serviço social, enfatiza-se a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa orientados para a produção de conhecimento nesta área do saber, através do estudo, análise e sistematização sobre campos variados da intervenção social, de problemas sociais, planos e programas sociais, nacionais ou internacionais.

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.