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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MSS

Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00050
Acrónimo: 00050
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Licenciatura na área das ciências sociais
Objectivos -Aprofundar e debater os fundamentos do Serviço Social, no quadro das ciências humanas e sociais, e as dimensões teórico-metodológicas no domínio da produção do conhecimento e desenvolvimento da identidade profissional

Programa I- Fundamentos do Serviço Social:perspectivas clássicas e contemporâneas
1. Análise reflexiva do conhecimento em Serviço Social
2. Dinâmicas e mutações sociais e a sua relação com o serviço social
3.A identidade profissional no quadro das políticas públicas actuais

II-Perspectivas contemporâneas e novas questões sociais
1. O Bem-estar e o desenvolvimento humano
2. A importância da pessoa no Agir profissional do assistente social
3. O significado da cidadania na intervenção do assistente social

III-Serviço Social e conhecimento: uma prática fundamentada
1.Conhecimento ontológico e conhecimento científico
2.Conhecimento, poder e estrutura da prática
3.A dimensão instrumental dos fundamentos do Serviço Social
Processo de avaliação È adotado o sistema de avaliação por exame através da realização de um trabalho individual, escrito, de sistematização e análise crítica, a incidir sobre um dos pontos do programa, no máximo de 10 páginas, a entregar de acordo com o calendário letivo
Processo de ensino-aprendizagem Aulas expositivas acompanhadas de espaços de debate, análise e reflexão.
Observações
Bibliografia básica Lishman, J. (2018) Social Work: an introduction, Sage Publ.

Parker, J. et al (2014) Social Work Practice, Sage Publ.

Parton, N. (ED). (1996) SOCIAL WORK, SOCIAL CHANGE AND SOCIAL WORK. LONDON:ROUTLEDGe

Knott, C et al (2016) Reflective Practice in Social Worl, Sage Publ.

Reamer, F. (1994) THE FOUNDATIONS OF SOCIAL WORK KNOWLEDGE. NEW YORK: COLUMBIA UNIVERSITY PRES

Rogers, Michaela et al (2016) Developing skills por social work practice, Sage Publ.

SANTOS, CLARA (2008) RETRATOS DE UMA PROFISSÃO, A IDENTIDADE DO SERVIÇO SOCIAL. COIMBRA: ED.QUARTETO

Taylor, B. (2017) Decision Making, assessment and Risk in social Work, Learning Matters

Trevithick, Pamela (2011) Social Work skills and knowledge, Open University Press




Bibliografia complementar Amaro, Inês (2015) Urgências e Emergências do Serviço Social, Lisboa, Ed. UCP

Deacon, L. et al (2017) Social Work Theory & Practice, Sage Publ.

Gray, M et al (eds) (2013) The New Politics of Social Work, NY, Palgrave Macmillan

Musson, Phil (2017) Making sense of theory, Cornwall, Critical Publishing

MOURO, Helena (2009) Modernização do Serviço Social. Coimbra: Ed. Almedina

SANTOS, MARIA ISABEL(2009) O DISCURSO HISTÓRICO SOBRE O SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL. LISBOA: UNIVERSIDADE CATÓLICA