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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MSS

Ética e Serviço Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00052
Acrónimo: 00052
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não tem
Objectivos Desenvolver e estimular a capacidade analítica sobre a Ética enquanto campo de conhecimento e de reflexão sobre os valores que orientam a conduta humana e sobre a sua influência nas políticas públicas, na organização da sociedade e no exercício profissional dos Assistentes Sociais.
Programa 1. Ética, Moral e Deontologia
2. Referenciais teóricos da Ética. Ancoragem no Serviço Social e no exercício profissional dos assistentes sociais:
Aristóteles - a ética da vida boa/ da vida feliz
Kant - a moral e o dever moral; a perspetiva deontológica
J. Bentham e John Stwart Mill - abordagem utilitarista
Rousseau e Thomas Hobbes - contrato social
Carol Gilligan e Nel Noddings - ética das virtudes e ética do cuidar
- Outros autores pertinentes para o estudo das áreas de investigação de interesse dos estudantes.
3. Ética da Intervenção Social
- Princípios, valores e construção do "sujeito capaz" na intervenção social.
- O significado social da ação profissional face aos desafios da sociedade contemporânea no domínio da ética e da intervenção social.
- Exemplos práticos.
Processo de avaliação - A participação do aluno nas aulas: para além da presença obrigatória em 70% das aulas, apela-se à participação ativa nas discussões dos diversos temas e na troca de experiências académicas e/ou profissionais;
- A avaliação da Unidade Curricular consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas).
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem: tipos de aulas: seminarial, teórico-práticas, trabalho de campo e tutoria. Os seminários baseiam-se no método expositivo corrente, com recurso a elementos audiovisuais. A teoria será confrontada com a prática, através de casos práticos.
Observações
Bibliografia básica Adams, Robert et al. (2002). Critical Practice in Social Work. London. Palgrave McMillan
Banks, Sarah (2006). Ethics and values in social Work. 3rd edit. UK. Palgrave McMillan
Barroco, Mª Lucia S. (2001) Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001.

____________ (2004) "A inscrição da ética e dos direitos humanos no projeto ético-politico do Serviço Social" in Revista Serviço Social e Sociedade 79 anos XXV, São
Paulo. Cortez.

_____________ (2012). Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. Sylvia Helena Terra; Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (org.) - São Paulo. Cortez.

Kant, Imannuel. (1985)Textos Seletos. 2ª ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis. Vozes.

Reamer, Frederic G.(1999), Social Work Values and Ethics, New York, Columbia University Press.
Bibliografia complementar Adams, Robert et al. (2002). Critical Practice in Social Work. London. Palgrave McMillan
Banks, Sarah (2006). Ethics and values in social Work. 3rd edit. UK. Palgrave McMillan
Barroco, Mª Lucia S. (2001) Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo, Cortez, 2001.
____________ (2004) "A inscrição da ética e dos direitos humanos no projeto ético-politico do Serviço Social" in Revista Serviço Social e Sociedade 79 anos XXV, São
Paulo. Cortez.
_____________ (2012). Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. Sylvia Helena Terra; Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (org.) - São Paulo. Cortez.
Kant, Imannuel. (1985)Textos Seletos. 2ª ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis. Vozes.
Reamer, Frederic G.(1999), Social Work Values and Ethics, New York, Columbia University Press