Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  PGSRL

Introdução aos Métodos e Técnicas de Investigação (1 º Sem 2018/2019)

Código: 00062
Acrónimo: 00062
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos Apresentar aos estudantes algumas metodologias de investigação e de instrumentos de análise de dados de importância fundamental na investigação em ciências sociais.
Familiarizar os alunos com a selecção de amostras, construção de questionários e elaboração e interpretação de relatórios de análise de dados com recurso à utilização de um programa de análise estatística de dados, IBM SPSS Statistics.
Programa CP1. Etapas de um trabalho de investigação
CP2. Métodos de amostragem
CP3. Principais Métodos de Recolha de Informação
3.1. A observação por entrevista
3.2. A observação por questionário
3.3. Formas de aplicação
CP4. Cálculo da dimensão da amostra
CP5. Questionário
5.1. Construção de um questionário
5.2. Tipos de questões
5.3. Classificação e codificação de variáveis
CP6. Análise estatística dos dados
6.1. Quadros, gráficos
6.2. Indicadores descritivos
CP7. Resolução de um caso prático
7.1. Apresentação do programa SPSS
7.2. Construção de uma base de dados
7.3. Tratamento descritivo da informação
7.4. Indicações para a produção de um relatório
Processo de avaliação Trabalho individual com nota mínima de 10 valores.
Processo de ensino-aprendizagem
A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador
ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas
Observações
Bibliografia básica Hill, M. M. e Hill, A. (2002) Investigação por Questionário, Lisboa, Sílabo
Laureano, R. M. S. e Botelho, M. C. (2012) O Meu Manual de Consulta Rápida, 2º ed. Lisboa, Sílabo.
Quivy, R. L.V.Coampenhoudt (2008)  Manual de Investigação em Ciências Sociais, 5ªed. Lisboa, Almedina
Reis, E. (2003).Estatística Aplicada, Vol.2. Lisboa, Sílabo.
Vicente, P. (2012) Estudos de Mercado e de Opinião. Princípios e Aplicações de Amostragem, Lisboa, Sílabo
Bibliografia complementar Bryman, A. (2004) Social Research Methods, 2nd edition, New York, Oxford University Press.
Ghiglione, R. e Matalon, B. (1997) O inquérito: teoria e prática, Lisboa, Celta
Maroco, J. (2007) Análise Estatística - Com utilização do SPSS 3ª ed., Lisboa, Sílabo.
Vicente, P., E. Reis e F. Ferrão (2001)  Sondagens. A Amostragem como Factor Decisivo de Qualidade, 2ª ed., Lisboa, Sílabo.  
Reis, E. (1998) Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo.