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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCE

Inteligência Emocional (1 º Sem 2018/2019)

Código: 00145
Acrónimo: 00145
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não tem
Objectivos Esta unidade curricular tem por objectivo geral facultar aos alunos uma visão abrangente do estado da arte e da utilidade aplicada do constructo de inteligência emocional.
Programa 1-Introdução ao estudo da Inteligência emocional
-Relevância da inteligência emocional
-Génese do contructo.
   
2-Modelos teóricos e medidas da inteligência emocional
-Modelos conceptuais de inteligência emocional
-Medidas de auto-relato e medidas de desempenho máximo
-Validade do constructo de inteligência emocional
-Níveis de análise na inteligência emocional

3 - Utilizações da Inteligência emocional
-A inteligência emocional e a qualidade das relações interpessoais
-A inteligência emocional, o desempenho e a liderança
-A inteligência emocional, a saúde e o bem-estar
Processo de avaliação Época normal: Trabalho de grupo (50%) e teste escrito individual (50%).
Segunda época: exame escrito individual (100%)
Processo de ensino-aprendizagem Nesta unidade as horas de contacto são aulas teórico/práticas, uma vez que será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas, apresentação de estudos; exercícios práticos; debate) orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua.
Observações Nenhuma
Bibliografia básica Goleman, D. (1998). Trabalhar com a inteligência emocional. Lisboa: Temas e debates.

Martins, A., Ramalho, N. & Morin, E. (2010) A comprehensive meta-analysis of the relationship between emotional intelligence and health. Personality and Individual Differences, 49, 554-564.

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Zeidner, M., Roberts, R. & Matthews, G. (2008). The science of Emotional intelligence: Current consensus and controversies. European Psychologist, 13(1), 64-78.
Bibliografia complementar Brackett, M. & Mayer, J. (2003). Convergent, discriminant, and incremental validity of competing measures of emotional intelligence. Personality and Social Psychology Bulletin.

Bar-On, R. (1997). Bar-On Emotional Quotient Inventory: Technical manual. Toronto: Multi- Health Systems.

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Goleman, D. (1998). Trabalhar com a inteligência emocional. Lisboa: Temas e debates.

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