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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCE , MPE

Perspectivas e Teorias das Emoções (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00151
Acrónimo: 00151
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Esta Unidade Curricular supõe um domínio mínimo da língua inglesa, uma vez que poderá funcionar totalmente em inglês se houver alunos estrangeiros inscritos.
Objectivos O objectivo geral desta Unidade Curricular é fornecer as bases teóricas e conceptuais que permitam enquadrar a importância dos factores emocionais para a compreensão do comportamento humano.
Programa Conteúdos programáticos:
CP1: O que são e como estudar as emoções.
CP2: Perspectiva histórica: de Darwin e Wundt aos modelos actuais.
CP3: Teoria dos três sistemas de Lang:
Comportamento não verbal - expressões faciais.
James, Cannon e o papel da psicofisiologia.
Avaliação verbal de estímulos emocionais.
CP4: Relação entre emoção e cognição - modelos cognitivistas.
CP5: Processamento não consciente de estímulos emocionais.
CP6: Teorias e modelos actuais: Damásio e LeDoux.
Processo de avaliação Dois regimes de avaliação: contínua e exame final.
Avaliação contínua: Participação ativa nas aulas e trabalho escrito individual e apresentação oral sobre um tema no âmbito da matéria, escolhido pelo aluno e considerado adequado pelo docente (50%) + Teste (50%);
Exame final: teste escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem Aulas teórico-práticas, com exposição teórica mas também com a participação activa dos alunos.
Observações Unidade Curricular introdutória.
Esta Unidade Curricular supõe um domínio mínimo da língua inglesa, uma vez que poderá funcionar totalmente em inglês se houver alunos estrangeiros inscritos.
Bibliografia básica Damásio, A. R. (2000). O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano. Mem Martins: Publicações Europa América.

Fernández-Abascal, E., Sanchéz, M.P.J., & Díaz, M.D.M. (2003). Emoción y Motivación. Madrid: Editorial Universitaria Rámon Areces.

Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. (2007). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Oatley, K., Keltner, D., & Jenkins, J.M. (2006). Understanding emotions (2nd Ed.).Oxforf: Wiley-Blackwell.
Bibliografia complementar LeDoux, J. (1998). The Emotional Brain.  The Mysterious Underpinnings of Emotional Life (paperback). New York: Simon & Schuster.

Lewis, M. & Haviland, J. M. (2000). Handbook of emotions (2nd ed.). NY: The Guilford Press.