Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial (1 º Sem 2018/2019)

Código: 00264
Acrónimo: 00264
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos ---
Objectivos No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- diferenciar entre os conceitos de ética, responsabilidade social e sustentabilidade
- conhecer e ser capaz de discutir as perspetivas principais e sua evolução dos conceitos de ética, responsabilidade social e sustentabilidade
- avaliar criticamente e comentar sobre RSE e conceitos de sustentabilidade
Programa - Terminologia Básica e a necessidade de currículo RSE
- Ética
- Sustentabilidade
- RSE
- O Futuro da Ética, a RSE e Sustentabilidade
Processo de avaliação Opção 1- A avaliação contínua
- Exame (50%)
- Trabalhos de grupo (40%)
- Participação individual (10%)

Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente (exame + outros) de 8 valores.

Opção 2- Exame final
Para aprovação: 10 valores ou mais.
Processo de ensino-aprendizagem O método pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa e interativa, por meio de apresentações dos alunos de materiais de leitura atribuídas e participação nas discussões em aula.
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento dos alunos. Principais competências de aprendizagem que permitem cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, portanto, abaixo, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos.
Observações Os alunos ao abrigo do "RJIES" devem contactar o professor da Unidade Curricular ou coordenador durante a primeira semana de aulas de cada semestre para permitir a elaboração de processos de aprendizagem e avaliação da Unidade Curricular.
Bibliografia básica David Chandler, Strategic Corporate Social Responsibility, 4th, Sage, 2016.
Bibliografia complementar Bailey, Wendy, & Spicer, Andrew. (2007). When Does National Identity Matter? Convergence and Divergence in International Business Ethics. Academy of Management Journal, 50(6), 1462-1480
Cranenburgh, Katinka , Liket, Kellie, & Roome, Nigel. (2012). Management Responses to Social Activism in an Era of Corporate Responsibility: A Case Study. Journal of Business Ethics, 1-17
Flammer, Caroline. (2013). Corporate Social Responsibility and Shareholder Reaction: The Environmental Awareness of Investors. Academy of Management Journal, 56(3), 758-781
Giovannoni, Elena, & Fabietti, Giacomo. (2013). What Is Sustainability? A Review of the Concept and Its Applications. In C. Busco, M. L. Frigo, A. Riccaboni & P. Quattrone (Eds.), Integrated Reporting (pp. 21-40): Springer International Publishing
Isaksson, Raine, & Steimle, Ulrich. (2009). What does GRI-reporting tell us about corporate sustainability? TQM Journal, 21(2), 168
May, DouglasR, Luth, MatthewT, & Schwoerer, CatherineE. (2014). The Influence of Business Ethics Education on Moral Efficacy, Moral Meaningfulness, and Moral Courage: A Quasi-experimental Study. Journal of Business Ethics, 124(1), 67-80
Sonenshein, Scott, DeCelles, Katherine A., & Dutton, Jane E. (2014). It's Not Easy Being Green: The Role of Self-Evaluations in Explaining Support of Environmental Issues. Academy of Management Journal, 57(1), 7-37