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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00264
Acrónimo: 00264
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos ---
Objectivos No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- diferenciar entre os conceitos de ética, responsabilidade social e sustentabilidade
- conhecer e ser capaz de discutir as perspetivas principais e sua evolução dos conceitos de ética, responsabilidade social e sustentabilidade
- avaliar criticamente e comentar sobre RSE e conceitos relacionados com sustentabilidade
- explorar o pensamento crítico sobre o papel individual e coletivo em direção a um futuro mais sustentável
Programa - Terminologia Básica e a necessidade deste currículo
- Ética nos negócios
- Sustentabilidade, Economia Circular e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- Responsabilidade Social Corporativa Estratégica
- Futuro: o nosso papel e compromisso
Processo de avaliação Opção 1- A avaliação contínua
- Exame (50%)
- Trabalhos de grupo (40%)
- Participação individual (10%)

Para aprovação: Média ponderada de 10 valores ou mais, com a média de cada componente (exame + outros) de 8 valores. Mínimo de 2/3 de presenças.

Opção 2- Exame final
Para aprovação: 10 valores ou mais.
Processo de ensino-aprendizagem O método pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa e interativa, por meio de apresentações dos alunos de materiais de leitura atribuídas e participação nas discussões em aula.
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento dos alunos. Principais competências de aprendizagem que permitem cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, portanto, abaixo, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos.
Observações Os alunos ao abrigo do "RJIES" devem contactar o professor da Unidade Curricular ou coordenador durante a primeira semana de aulas de cada semestre para permitir a elaboração de processos de aprendizagem e avaliação da Unidade Curricular.
Bibliografia básica - Chandler, David (2016). Strategic Corporate Social Responsibility, 4th, Sage
Bibliografia complementar - Bansal, Pratima , & Song, Hee-Chan (2017). Similar But Not the Same: Differentiating Corporate Sustainability from Corporate Responsibility. Academy of Management Annals (11)1, pp. 105-149
- Geissdoerfer, Martin, Savaget, Paulo, Bocken, Nancy M.P., & Hultink, Erik Jan (2017). The Circular Economy e A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production (143) pp. 757-768
- Giovannoni, Elena, & Fabietti, Giacomo. (2013). What Is Sustainability? A Review of the Concept and Its Applications. In C. Busco, M. L. Frigo, A. Riccaboni & P. Quattrone (Eds.), Integrated Reporting (pp. 21-40): Springer International Publishing
- Korhonen, Jouni , Honkasalo, Antero, Seppälä, Jyri (2018). Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics (143) pp. 37?46