Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DCTI

Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação II (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00342
Acrónimo: 00342
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 6.0 h/sem 69.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Antes de fazer esta UC, o aluno tem de ter feito uma versão bastante completa (quase-final) da revisão da literatura relativa ao seu projeto de investigação, e tem de ser capaz de satisfazer todos os objetivos da UC Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação (1).

O aluno deve estar numa fase muito avançada do doutoramento, idealmente no 5º semestre do curso (para alunos a tempo integral)
Objectivos A UC tem os seguintes objetivos, para cada doutorando:

1) Completar a versão final atualizadfa do capítulo de revisão de literatura da sua tese com trabalhos recentemente surgidos

2) Estar preparado para perceber, e contrastar ou integrar abordagens recentes com a sua abordagem ao problema do doutoramento, especialmente no caso em que os trabalhos recentes sejam semelhantes a ou melhores do que a sua proposta.

Estes dois objetivos visam apetrechar melhor o doutorando para a prova pública de discussão do doutoramento
Programa Um dos objetivos da UC é completar a revisão da literatura e práticas usadas na área do problema da tese. Esse objetivo será atingido através dos conteúdos programáticos da UC Métodos de Investigação (1).

O programa de Métodos de Investigação (2) debruça-se sobre a apresentação / descrição escrita e oral dos três seguintes assuntos:
P1: Descrição do problema da tese e da abordagem usada, com destaque para as justificações para as decisões tomadas
P2: Apresentação das principais contribuições da tese, contrastadas com outras abordagens (incluindo abordagens recentemente surgidas possivelmente não consideradas enquanto o trabalho foi feito)
P3: Apresentação e discussão da metodologia de validação e suas limitações, e dos critérios de avaliação das contribuições e sua operacionalização
Processo de avaliação A UC tem um responsável formal. No entanto, a UC é conduzida por cada orientador para os seus alunos.

O orientador estabelece os métodos de avaliação, os seus instrumentos e calendarização para cada um dos seus alunos. Contudo, a avaliação tem um objeto predefinido - a última versão da revisão da literatura, e a preparação do aluno para a defesa da tese, sobretudo face a trabalho recente (possivelmente ainda não considerado).
Processo de ensino-aprendizagem A UC tem um responsável formal. Apesar disso, são os orientadores dos alunos do programa que conduzem a cadeira para os seus orientandos.
O orientador estabelece o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular de acordo com os projetos de investigação concretos dos seus orientandos. Não obstante essa liberdade, sugere-se, a título exemplificativo a realização de um documento escrito descrevendo e analisando a literatura relevante, com ênfase para trabalho recente
Observações
Bibliografia básica Dawson, C. (2009) Introduction to Research Methods, 4th Ed., Howtobooks, 2009, ISBN 978-1-84528-367-4
Kumar, R. (2009) Research Methodology, 3rd Ed., SAGE, 2011, ISBN 978-1-84920-301-2
Jackson, S.L. (2008) Research Methods ? a modular approach, Wadsworth, 2008
Dodig, G. (2003) Theory of Science Compendium, Maelardaen University Sweden, 2003
Miles, M.B. and Huberman, A.M. (1994) Qualitative Data Analysis, SAGE Publications, 1994
Cozby, P.C. and Bates, S.C. (2012) Methods in Behavioural Research, 11th Edition, McGraw-Hill, 2012
Cairns, P. and Cox, A. (2008) Research Methods for Human Computer Interaction, Cambridge UP, 2008
Bibliografia complementar N/A