Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DCTI

Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias de Informação II (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00344
Acrónimo: 00344
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 4.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 27.0 h/sem 73.0 h/sem 0.0 h/sem 100.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Idealmente, o aluno deve ter feito a UCs Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (1). Além disso, o projeto de investigação deve ter atingido uma fase avançada, em que os seus principais contributos sejam já conhecidos em detalhe, ainda que antes da sua validação.
Objectivos Existem duas UCs de seminários de investigação e comunicação. O principal objetivo de ambas é avaliar se o projeto de investigação do aluno está no caminho certo para a obtenção do doutoramento, se há alterações de rumo a fazer, ou se deve ser projetada outra via (e.g., Diploma de Estudos Avançados). Esta avaliação será feita em diferentes momentos. A primeira destas UCs, Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (1) implementa essa avaliação numa fase inicial do projeto. Seminários de Investigação e Comunicação em Ciências e Tecnologias da Informação (2), a que esta FUC diz respeito, fará o mesmo numa fase mais avançada (que se sugere seja no quarto semestre).
Programa Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará o conjunto de apresentações de todos os alunos inscritos, bem como possíveis outras apresentações convidadas.

Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham feito a cadeira
Processo de avaliação Cada aluno tem de fazer uma apresentação constituída por dois elementos: um documento escrito de suporte, e a apresentação ao vivo

Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação.

NOTA = 50% x (conteúdo(apresentação) + conteúdo(documento))/2 +
     50% x (comunicação(apresentação) + comunicação(documento))/2

A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do orientador do aluno
Processo de ensino-aprendizagem Dado que a UC não tem um programa com tópicos a serem transmitidos ao aluno, também não existe um processo formal de ensino-aprendizagem. A apresentação das principais contribuições inovadoras do projeto deve ser concebida pelo aluno com a orientação do seu orientador. A referida apresentação (tanto o component escrito como o oral) deve satisfazer os princípios das apresentações de investigação.
Observações Embora os critérios de avaliação variem com a natureza do projeto de investigação, espera-se que os alunos avaliados em Seminários (2) sejam capazes de apresentar uma descrição detalhada das principais contribuições inovadoras do projetder investigação, ainda que antes da sua validação (e.g., um algoritmo, um modelo, uma arquitetura, um software). Avalia-se, além do conteúdo, a qualidade da comunicação.
Bibliografia básica (Same as for Seminários (1))
The course web site makes available a set of videos about good and bad presentations (in general) and examples of good seminar presentations by former students. The course web site also makes available a document with guidelines about the course goals and evaluation criteria.
Additionally the following bibliography is recommended
Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York

Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989

Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge

Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer
Bibliografia complementar (Same as for Seminários (1))
Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York

Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989

Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge

Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer