Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DCTI

Projecto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação III (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00347
Acrónimo: 00347
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 2.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 2.0 h/sem 48.0 h/sem 0.0 h/sem 50.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Antes de fazer Projeto  de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação 3, os doutorandos têm de ser capazes de atingir todos os objetivos de aprendizagem de Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação 1.
Objectivos Existem quatro unidades curriculares Projeto de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação. A primeira delas, Projeto de Investigação em CTI (1) ocupa-se da do ensino-aprendizagem de todas as fases da gestão de projeto, e da aplicação da fase inicial de planeamento do projeto de investigação. As seguintes três UCs de projeto ocupam-se das fases seguintes de monitorização e controlo, possível replaneamento, e gestão da mudança, em momentos diferentes do projeto. Projeto de Investigação (3), a que esta FUC diz respeito, cumprirá esses objetivos no quarto semestre. Projeto (2) e (4) fazem-no noutros semestres
Programa Usando os princípios gerais de gestão de projetos, em especial os de projetos de inovação, as melhores práticas de gestão de projetos, e as aptidões de escrita de relatórios adquiridos em Projeto de Investigação (1), o programa da UC consiste da aplicação de abordagens de monitorização e controlo, gestão da mudança e replaneamento ao projeto de investigação concreto do aluno
Processo de avaliação A UC tem um responsável formal, mas é conduzida por cada orientador para os seus alunos.

O orientador estabelece os métodos de avaliação, os seus instrumentos e calendarização para cada um dos seus alunos. Contudo, a avaliação tem um objeto predefinido - os objetivos de aprendizagem listados e a sua aplicação ao projeto de investigação do aluno. Uma reunião final com o aluno, a Comissão de Acompanhamento e o responsável da UC garante que esse seja o objeto da avaliação
Processo de ensino-aprendizagem A UC tem um responsável formal. Apesar disso, são os orientadores dos alunos do programa que conduzem a cadeira para os seus orientandos.
O orientador estabelece o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular de acordo com os projetos de investigação concretos dos seus orientandos. Não obstante essa liberdade, o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular tem ser bem adaptado às necessidades dos orientandos, aos objetivos e à avaliação da cadeira
Observações A aprendizagem de todos os conhecimentos de gestão de projeto, necessários à fase inicial de planeamento e às fases seguintes de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento é feita na primeira UC de Projeto 1. As cadeiras seguintes de projeto 2, 3 e 4 aplicarão os conhecimentos de monitorização e controlo, gestão de mudança e replaneamento, adquiridos em Projeto 1, em diferentes momentos do projeto de investigação concreto do aluno.

É pois de esperar que as FUCs das UCs de Projeto (2), (3) e (4) sejam idênticas, com a exceção do momento a que as UCs ocorrem
Bibliografia básica Part of the course bibliography is that of the course Projeto de Investigação em CTI (1)

The remaining bibliography will be selected by each supervisor according to the kind of research project of his or her students

Additionally, the course recommends the following bibliography:
Project Manager's Spotlight on Change Management. Claudia M. Baca. Jossey-Bass. 2005

Project Change Management. H. James Harrington, Darryl R. Conner, Nicholas Horney. McGraw-Hill. 1999

A Guide to Project Monitoring & Evaluation. Patrick Gudda. AuthorHouseBooks. 2011
Bibliografia complementar Project Manager's Spotlight on Change Management. Claudia M. Baca. Jossey-Bass. 2005

Project Change Management. H. James Harrington, Darryl R. Conner, Nicholas Horney. McGraw-Hill. 1999

A Guide to Project Monitoring & Evaluation. Patrick Gudda. AuthorHouseBooks. 2011