Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DGEA

Metodologias de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada (1 º Sem 2017/2018)

Código: 00356
Acrónimo: 00356
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Preparar os estudantes com sólidos conhecimentos para serem capazes de utilizarem as metodologias de investigação adequadas ao seu projecto de investigação.
Programa I - Formular e clarificar, o tema, o objecto, o problema,  as questões, os objectivos e a metodologia de investigação
II - Proceder à revisão da literatura
III - Elaborar o Desenho da Investigação
IV - Selecionar os Métodos de Recolha dos Dados
Processo de avaliação O processo de avaliação compreende:
- Assiduidade às aulas (20%)
- Participação nas aulas (10%)
-Elaboração de relatório preliminar, relativo às questões da investigação e importância do tema (70%)
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objectivos definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de artigos, discussão abertas entre docentes e alunos, bem como sessões em laboratório de informática, e a utilização de bibliotecas (e.g. EBSCO, ABI).
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Baranano, Ana Maria, 2004, Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Lisboa, Edições Sílabo.
Bardin, Laurence, 2004, Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70.
Bryman, Alan e Emma Bell, 2007, Business Research Methods, New York, Oxford University Press.
Chisnall, P.M. (2001) Marketing  Research, London: McGraw-Hill.
Churchill, Jr.G.A. and Iacobucci, D. (2002) Marketing Research-Methodological Foundations, Ohio:   South-Western.
Easterby-Smith, M.; Thorpe, R.; Lowe, A. (1999) Management Research, London: Sage.
Foddy, William, 2002, Como Perguntar, Oeiras, Celta Editora.
Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon, 2005, O Inquérito, Oeiras, Celta Editora.
Hartman, J.J. and Hedblom, J.H. (1979) Methods for the Social Sciences: A Handbook for Students and Non-Specialists, Westport: Greenwood.
Hill, Manuela Magalhães e Andrew Hill, 2002, Investigação por Questionário, Lisboa, Edições Sílabo.
Yin, R.K. (1994) Case Study Research: Design and Methods, London: Sage.
Bibliografia complementar Field, Andy e Graham Hole, 2007, How to Design and Report Experiments, London, Sage Publications.
Bell, Judith, 2004, Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.
Quivy, Raymond e Luc Van Campenhoudt, 1992, Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.