Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DGEA

Desenvolvimento do Desenho e Organização do Projecto de Investigação em Gestão Empresarial Aplicada (1 º Sem 2018/2019)

Código: 00362
Acrónimo: 00362
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 2.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 11.0 h/sem 39.0 h/sem 0.0 h/sem 50.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicitar e fundamentar as escolhas efectuadas sobre o desenho metodológico da sua tese de doutoramento
Programa CP1 Introdução - Diferentes estratégias de produção de conhecimento científico
CP2. Quatro elementos fundamentais da investigação: questão de investigação, trabalho anterior, desenho da pesquisa, contribuição para a teoria e a prática
CP3. O ajustamento metodológico como critério global de garantia da qualidade da pesquisa
CP3. A avaliação do ajustamento metodológico de projectos de investigação em curso
Processo de avaliação Cada estudante deverá elaborar, apresentar e discutir a segunda versão do projecto da sua tese de doutoramento, com destaque para o desenho da pesquisa (100%)
Processo de ensino-aprendizagem Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens duas pedagógicas diferenciadas: 1-apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão com especial destaque para o desenho da pesquisa; 2- a discussão dos projectos de doutoramento de todos os estudantes.
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Alvesson, M. and Sandberg, J. (2011). Generating research questions through problematization. Academy of Management Review, 36, 2, 247-271.
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Edmondson, A., C. and McManus, S. E. (2007) Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, 32, 4, 1155-1179.
Scandura, T. and Williams, E. (2000). Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Academy of Management Journal, 43, 6, 1248-1264.
Vand de Ven, A. H. and Johnson, P. (2006). Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review, 31, 4, 802-821.
Bibliografia complementar Organizational Research Methods