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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LSS-PL

Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00446
Acrónimo: 00446
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Não tem
Objectivos - Compreender as dimensões conceptuais da U.C. com base nas teorias e metodologias de suporte à prática profissional.
Programa I  Dimensões conceptuais de Criança, Jovem e Família na contemporaneidade:
1.Criança, Jovem e Família;
2.Crianças em risco e abusadas;
3.Jovens infractores;
4.Famílias na contemporaneidade.
II Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias:
1.Intervenção em contexto individual e familiar;
2.Intervenção em contexto institucional e comunitário.
III  Teorias e modelos em Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias:
1.Teorias psico-sociais, centradas no sujeito, fenomenológica e sistémica;
2.Teorias e modelos de intervenção com famílias em Serviço Social.
IV  Novos campos de intervenção do Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias, na sociedade contemporânea.
1.Metodologias da intergeracionalidade.
Processo de avaliação Avaliação Periódica:
- 1 Teste 70%
- 1 Trabalho de grupo ( apresentação oral) 30%

- Avaliação por exame 100%
Processo de ensino-aprendizagem - Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa;
- Análise e interpretação de documentos pelos alunos.
Observações
Bibliografia básica Carvalho, Irene (coord.) (2015) Serviço Social com Famílias, Lisboa, Ed. Pactor

Davies, Martin (ed) 2012, Social Work with Children & Families, London, Palgrave Macmillan

Deacon, Lesley & Macdonald, Stephen (2017) Social Work Theory & Practice, California, Sage Publ.

Ferreira, Jorge M. L. (2011). Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Familia. LisboaEd Quid Juris.

Lishman, Joyce et all (eds) (2018) Social Work, London, Sage. Publ.
Bibliografia complementar Calheiros, Maria Manuela et al (orgs) (2019) Crianças em Risco e Perigo, vol 5, Lisboa, Ed. Sílabo

Carvalho,Maria Irene e Pinto, Carla (Coords) (2014) Serviço Social Teorias e Prácticas. Lisboa, Lidel, Pactor Edições.

Carvalho, Maria joão Leote de e Salgueiro, Anabela (2018) Pensar o acolhimento residencial de Crianças e Jovens, Lisboa, FCG

Ferreira, Jorge M. L. (2012). Serviço Social com Crianças e Jovens em Portugal/ Trabajo Social, Servicios Sociales y Jóvenes, en Portugal. Diciembre. Madrid. ED.(INJUVE). (Espanhol).

Ferreira, Jorge M. L. (2005). Questionar as Práticas Sociais junto da Criança / Jovem da Reflexão a uma Proposta de Intervenção do Serviço Social. Lisboa. Revista Intervenção Social nº30 publicada pela CESDET.

Gómez, Francisco (Director) (2008). Intervención social com famílias. Madrid. Ed.McGRAW-HILL/interamericana de Espana, S.A.U.

Wall, Karin and all (cords) (2015) Impactos da Crise nas Crianças Portuguesas, Lisboa, ICS

Williams, Fiona (2010). Repensar as Famílias. ESRC CAVA Research Group. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian /Principia.