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Análise de Indicadores Estatísticos (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00555
Acrónimo: 00555
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos A UC de Análise de Indicadores Estatísticos tem como objetivos proporcionar aos estudantes, através da realização de atividades práticas, o desenvolvimento de competências de avaliação e utilização de fontes estatísticas, tomando como referência o trabalho de investigação científica e de redação dos respetivos produtos. Pretende-se dotar os alunos das competências que lhes permitam ler, interpretar e usar de forma informada as estatísticas disponíveis em diversas das suas áreas fundamentais.
Programa CP1. O sistema estatístico nacional e internacional (Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; Organismos das Nações Unidas, Eurostat, OCDE); Métodos e amplitude da recolha de informação.
CP2. Recenseamento da população e estatísticas demográficas;
CP3. Educação: Sistema de ensino, recenseamentos escolares e qualificações da população;
CP4. PIB, rendimentos, proteção social e desigualdades sociais;
CP5. Trabalho, emprego e grupos profissionais;  
CP5. Ciência, tecnologia e sociedade do conhecimento;
CP6. Indicadores compósitos: índice de desenvolvimento humano;
CP7. Dos indicadores estatísticos à investigação sociológica. Articulação das estatísticas oficiais com a utilização de bases de dados internacionais Eurobarometer, EVS, IPPS, ESS.
Processo de avaliação A avaliação é 1) periódica ou 2) final.
1) Avaliação periódica: os alunos serão avaliados com base na execução de apresentação oral individual em sala de aula (30%) (caso a turma seja grande será proposta uma alternativa); e de um trabalho individual de análise de indicadores estatísticos (70% da nota final); 2) Avaliação por exame final de 1ª ou 2ª época (a 1ª época é restrita aos alunos que optaram pela avaliação final); o exame vale 100% da nota da unidade curricular.
Processo de ensino-aprendizagem Todas as aulas serão Teórico-Práticas (20 horas de contacto): apresentação do docente adicionada da realização de um pequeno exercício prático. A orientação tutorial (1h de contacto) para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações:
Uma apresentação em sala de aula (20 horas de trabalho autónomo): 4 horas de leitura, 8 horas de pesquisa e 8 horas de preparação da apresentação
Um pequeno ensaio (máximo de 10 páginas): 19 horas de leitura; 40 horas de pesquisa; 50 horas de redação.
Observações .
Bibliografia básica Bacelar, Sérgio, Para uma Sociologia da Produção Estatística: virtualidades duma leitura sintomática da informação estatística, Lisboa, INE.
Carrilho, Maria José, População Activa: conceito e extensão através dos censos, Lisboa, INE.
Ferreira, Maria João e Isabel Tavares, Notas sobre a História da Estatística, Dossiers Didácticos, VI, Lisboa, INE.
Freire, João (1999), Problemas técnico-metodológicos em inquéritos sociológicos: a propósito de questões de valores e orientações dos sujeitos em matéria sócio-económica, Revista Crítica de Ciências Sociais, 55, pp. 37-51.
Ramos, Pedro M.G. N. (2013), Torturem os Números que Eles Confessam, Coimbra: Almedina.
Silva, Ana Alexandrino (2006), Gráficos e Mapas - representação de informação estatística, Lisboa, Lidel.
Sousa, Fernando (1995), História da Estatística em Portugal, Lisboa, INE.
Bibliografia complementar Páginas Web e bases de dados

Bases de Dados de Informação Estatística:
http://www.ine.pt
http://www.oecd.org
http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/
http://www.unesco.org
http://www.ilo.org
http://www.eurofound.europa.eu/
http://www.apis.ics.ul.pt/
http://zacat.gesis.org/webview/