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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPDRH

Gestão dos Recursos Humanos (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00599
Acrónimo: 00599
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 16.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Recursos Humanos, suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional.
Programa 1. Introdução
- Enquadramento de GRH
- Relação entre a institucionalização e a gestão estratégica de RH
- Teorias dos Recursos, Capital Humano, AMO, Troca social, Justiça e poder conhecimento
- Scorecard e indicadores de RH

2. Controlo organizacional e gestão do desempenho
- Tipologias de controlo organizacional
- Justiça e gestão do desempenho
- Aspetos caracterizadores dos sistemas de gestão de desempenho
- Escolha de critérios de avaliação

3. Seleção, gestão de talento e desenvolvimento de RH
- Planeamento e definição de funções
- Atração, recrutamento e seleção
- Socialização e ajustamento
- Gestão do talento e a definição de carreiras
- Gestão da formação e desenvolvimento de RH

4. Gestão das Remunerações.
- Remunerações tangíveis e intangíveis
- definição de políticas remunerativas
- estruturas remunerativas
- implementação de políticas de controlo e de recompensa
Processo de avaliação 1.Ao longo do período lectivo: Trabalho grupo(40%) + Frequência(60%),assiduidade (e pontualidade) igual ou > a 80%.
Ao não entregarem um trabalho, ou menos de 9 val. na avaliação ou mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica.
2.A avaliação final terá 1ª. e 2ª. Época e respeitará as condições do REAC .
Processo de ensino-aprendizagem De forma a desenvolver as competências de diagnóstico das políticas de RH, suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional utilizar-se-ão as seguintes metodologias:
1- Expositivas dos principais conceitos teóricos;
2- Discussão de casos práticos;
3- Resolução de exercícios;
4- Trabalhos de grupo
Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica Boselie, P. (2014). Strategic Human Resource Management: A balanced approach. McGraw Hill
Ferreira, A., Martinez, L, Nunes, F. & Duarte, H (2015). GRH para Gestores. RH Editora
Kabanoff, B. (1991). Equity, equality, power, and conflict. Academy of Management Review, 16 (2), 416-441.
Lewis, A., Crdy, R.  & Huang, L. (2018) Institutional theory and HRM: A new look, Human Resource Management Review, published online
Marin-Garcia, J. & Tomas, J. (2016). Deconstructing AMO framework: A systematic review. OmniaScience 12 (4), 1040-1087.
Snell, S. e Youndt, M. (1995). Human resource management and firm performance: Testing a contingency model of executive controls. Journal of Management, 21 (4), 711-737
Bibliografia complementar - Bancaleiro, J (2006). Scorecard de capital Humano.   Editora RH
- Blom, R., Kruyen, P., Van der Heidjen, & Thiel, S. (2018). One HRM Fits All? A Meta- Analysis of the Effects of HRM Practices in the Public, Semipublic, and Private Sector. Review of Public Personnel Administration , published online
- Boxall, P. & Purcell (2016). Strategy and Human Resource Management. Palgrave.
- Condly, S. J., Clark, R. E. and Stolovitch, H. D. (2003), The Effects of Incentives on Workplace Performance: A Meta-analytic Review of Research Studies. Performance Improvement Quarterly, 16, 46-63
- Costa, T., Duarte, H. & Palermo, O. (2014). Control mechanisms and perceived organizational support: Exploring the relationship between new and traditional forms of control. Journal of Organizational and Change Management, 27 (3), 407-429.
- Colquitt J., Scott B., Rodell J., Long D., Zapata C., Conlon D., & Wesson M. (2013). Justice at the millennium, a decade later: a meta-analytic test of social exchange and affect-based perspectives. Journal of Applied Psychology, 98(2),199-236.
- Colquitt, Jason A.,Conlon, Donald E.,Wesson, Michael J.,Porter, Christopher O. L. H.,Ng, K. Yee (2001). Justice at the millennium: A meta-analytic review of 25 years of organizational justice research. Journal of Applied Psychology, 86(3), 425-445
- Crook, T. R., Todd, S. Y., Combs, J. G., Woehr, D. J., & Ketchen, D. J., Jr. (2011). Does human capital matter? A meta-analysis of the relationship between human capital and firm performance. Journal of Applied Psychology, 96(3), 443-456.
- Cropanzano, R., Bowen, D. E., & Gilliland, S. W. (2007). The management of organizational justice. The Academy of Management Perspectives, 21(4), 34-48.
- Cropanzano, R., Anthony, E., Daniels, S. & Hall (A. 2017). Social Exchange Theory: A Critical Review with Theoretical Remedies. Academy of Management Annals 11(1), 479-516
- Downes, P., & Choi, D. (2014). Employee reactions to pay dispersion: A typology of existing research. Human Resource Management Review 24 (1), 53-66
- Duarte, H. & Lopes, D. (2018) Career stages and occupations impacts on workers motivations. International Journal of Manpower, 39 (5), 746-763
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- Murphy K. e Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publications.
- O'Connor, E.P. & Crowley-Henry, M. (2017) Exploring the Relationship Between Exclusive Talent Management, Perceived Organizational Justice and Employee Engagement: Bridging the Literature. Journal of Business Ethics , Published online.
- Saridakis, George & Lai, Yanqing & Cooper, Cary. (2016). Exploring the relationship between HRM and firm performance: A meta-analysis of longitudinal studies. Human Resource Management Review. Published online
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- Townley, B. (1993). Foucault, power/knowledge, and its relevance for human resource management. Academy of Management Review, 18 (3), 518-545.
- Williams, M.,McDaniel, M., Nguyen, N.(2006). A meta-analysis of the antecedents and consequences of pay level satisfaction.  Journal of Applied Psychology, 91(2), 392-413