Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MES

Escolas, Professores e Contexto Comunitário (1 º Sem 2013/2014)

Relatório da Unidade Curricular
Curricular Unit Report

00603 - Escolas, Professores e Contexto Comunitário / 00603 - Schools, Teachers, and Local Community

Ano Lectivo / Curricular Year: 2013/2014

Semestre / Semester: 1º Semestre

Coordenador / Coordinator: Teresa de Jesus Seabra de Almeida

Relatório da Unidade Curricular

    Data geração do relatório: 30/04/2017 19:45

1. Identificação da Unidade Curricular / Curricular Unit Identification

Unidade Curricular / Curricular Unit: Escolas, Professores e Contexto Comunitário / Schools, Teachers, and Local Community

Ano Lectivo / Curricular Year: 2013/2014

Departamento / Departament: Departamento de Sociologia / Department of Sociology

Área Científica / Scientific Area: Sociologia / Sociology

Coordenador / Coordinator: Teresa de Jesus Seabra de Almeida

Activa nos Planos Curriculares / Active in the Curricular Plans:

  • Mestrado em Educação e Sociedade->1º Ano - 1º Semestre- Optativa / Master (MSc) in Education and Society - Educação e Sociedade->1st Year - 1st Semester- Optional

Código de Curso(s) e Curso(s) / Degree(s) code and Degree(s):

  • B34-Educação e Sociedade / B34-Education and Society

Regime / Regime: Semestral / Semestrial

Semestre / Semester: 1º Semestre / 1st Semester

Acrónimo / Acronym: 00603

Nível / Level: 2.º Ciclo

Tipo de Ensino / Teaching Type: Face-to-face teaching /

Língua(s) de Ensino / Teaching Language: Espanhol

Horas de Contacto (Total) / Contact Hours (Total): 21.0

Carga por Tipologia de Aula / Lesson Load Type:
  • Aula Teórica / Theoretical Lesson (T): 0.0 h/sem
  • Aula Teórica-Prática / Pratical and Theoretical Lesson (TP): 20.0 h/sem
  • Aula Prática e Laboratorial / Pratical and Laboratory Lesson (PL): 0.0 h/sem
  • Seminário / Seminar: 0.0 h/sem
  • Trabalho de Campo / Field Work (TC): 0.0 h/sem
  • Estágio / Estágio (E): 0.0 h/sem
  • Orientação Tutorial / Tutorial Orientation (OT): 1.0 h/sem
  • Outras / Other (O): 0.0 h/sem

Trabalho Autónomo / Autonomous Work: 129.0 h/sem

Horas de Trabalho Total (Horas de Contacto + Trabalho Autónomo) / Total Load (Contact Hours + Autonomous Work): 150.0 h/sem

Créditos ECTS / ECTS Credits: 6.0

Pré-requisitos / Prerequisites:

No tiene requisitos previos. Doesn´t have anyone.

Historial / History:

Ano Lectivo / Curricular Year Semestre / Semester Curso(s) / Degree(s) Coordenador / Coordinator N.º de estudantes inscritos / Total enroled Number Nº de estudantes aprovados / Aproved students number
2012/2013 1.º Semestre / 1.st Semester
  • Educação e Sociedade/Education and Society
  • Teresa de Jesus Seabra de Almeida
10 7
2011/2012 1.º Semestre / 1st Semester
  • Educação e Sociedade/Education and Society
  • Teresa de Jesus Seabra de Almeida
11 4

2. Equipa docente / Teachers Team

2.1 Coordenação / Coordination

Fotografia da pessoa

Nome / Name: Teresa de Jesus Seabra de Almeida

Categoria / Category: Professor Auxiliar / Assistant Professor

Departamento / Departament: Departamento de Sociologia / Department of Sociology

Correio Electrónico / Email: teresa.seabra@iscte.pt

Telefone institucional / Institutional phone: 217650422

Extensão / Office contact: 220569

Gabinete / Office: D3.30

Cacifo / Locker:

URL de Página Pessoal / Personal web page url:

Horário de Atendimento / Office Hours:

2.2 Docentes / Teachers

Fotografia da pessoa

Nome / Name: Mariano Fernandez Enguita

Categoria / Category: Professor Catedrático Visitante / Visiting Professor

Departamento / Departament: Departamento de Sociologia / Department of Sociology

Correio Electrónico / Email: Mariano.Enguita@iscte.pt

Telefone institucional / Institutional phone:

Extensão / Office contact:

Gabinete / Office:

Cacifo / Locker:

URL de Página Pessoal / Personal web page url: http://enguita.info

Horário de Atendimento / Office Hours: Atencion permanente por correo electronico, plataforma e-learning y Wikispaces


3. Objectivos Gerais da Unidade Curricular / Curricular Unit Objectives

El propósito de esta unidad curricular es que el alumno comprenda el carácter de construcción social de la organización escolar y la condición de grupo de interés del profesorado, en el contexto de los cambios sociales más profundos, en particular de la globalización, la sociedad de la información y el conocimiento y la aceleración misma del cambio social.
The purpose of this curriculum unit is that students understand the nature of social construction of school organization and status of faculty interest group in the context of profound social changes, including globalization, the society information and knowledge and the acceleration of social change itself.

4. Objectivos de Aprendizagem (Competências a Desenvolver ao Longo do Semestre) / Learning Objectives (Competences to develop during the semester)

a. Comprenda las dificultades y desafíos de la institución y la profesión en el umbral de una sociedad global del conocimiento, así como las oportunidades que suponen
b. Comprenda el carácter histórico y contingente de las formas concretas de organización escolar, en particular por el anclaje de la institució en una fase anterior de la modernidad.
c. Sepa analizar críticamente la cultura y la retórica de la profesión en la que, previsiblemente, va a integrarse, deslindando conocimiento, valores e intereses.
a. Understand the difficulties and challenges of the institution and the profession at the threshold of a global knowledge society and the opportunities posed
b. Understand the historical and contingent nature of the specific forms of school organization, particularly by anchoring our institution at an earlier stage of modernity.
c. Learn to critically analyze the culture and rhetoric of the profession in which, predictably, will be integrated, determining knowledge, values and interests.

5. Programa / Program

1. El contexto cambiante de la educación
a. Los efectos del cambio y de su aceleración
b. Una institución nacional en un mundo global
c. Información y conocimiento
d. Información y atención
e. De la educación al aprendizaje
2. La institución escolar en su entorno
a. Organizaciones: empresas, instituciones, asociaciones
b. Peculiaridades de la escuela como organización
c. El papel de las profesiones en las instituciones
d. Viejos y nuevos medios, redes y web 2.0
e. Nuevas relaciones escuela-familia-comunidad
3. La profesión docente
a. Especificidad de las profesiones como grupos ocupacionales
b. Profesiones burocráticas y profesiones liberales
c. Las profesiones en sus instituciones
d. El doble cierre profesional y la especificidad docente
e. Mitos y retóricas de la profesión

1. The changing context of education
a. The effects of change and its acceleration
b. A national institution in a global world
c. Information and knowledge
d. Information and assistance
e. Learning education
2. The school in its environment
a. Organizations: companies, institutions, associations
b. Peculiarities of the school as an organization
c. The role of professions in the institutions
d. Old and new media, networks and Web 2.0
e. New school-family-community
3. The teaching profession
a. Specificity of professions as occupational groups
b. Bureaucratic professions and the liberal professions
c. The professions in their institutions
d. The dual specificity close professional and teaching
e. Myths and rhetoric of the profession

6. Processo de Avaliação / Evaluation Process

a) Entradas de blog (individual): 30% de la calificación. b) Páginas wiki, a realizar en el grupo de trabajo: 50% de la calificación. c) Las calificaciones obtenidas por cada grupo (wikis) se distribuirán entre sus componentes de acuerdo con la ponderación de su contribución realizada por ellos mismos.d) Participación y contribución, en general, 20%, evaluada por el profesor. a)Blog Entries (individual): 30% of the grade. b) Sites wiki, to carry on the work group: 50% of the grade.  c) The marks obtained by each group (wikis) will be distributed among its components according to the weighting of the contribution made by them d) Participation and contribution in general, 20%, assessed by the teacher.

7. Processo de Ensino-Aprendizagem / Teaching-Learning Process

El logro de los objetivos de este curso se lleva a cabo a través de conferencias, clases prácticas, tutorías y mediante el trabajo personal de los maestros.
Se convierte en la participación en clase es necesario, consulta de bibliografía de referencia y bibliografía de investigación complementario autónomo.
The achievement of the objectives of this course is done through lectures, practical classes, tutorials and through the personal work of masters.
Becomes necessary class participation, consultation of reference bibliography and research autonomous supplementary bibliography.

8. Bibliografia / Bibliography

8.1 Bibliografia Básica / Basic Bibliography

Alves, Natália e outros (1997), Escola e comunidade local, Lisboa, IIE/ME.
Fernández  Enguita, M. (2001). ?A la busca de un modelo profesional para la docencia: ¿liberal, burocrático o democrático?? http://www.scribd.com/doc/26549633
Fernández  Enguita, M. (2004). Educar en tempos inciertos. Porto Alegre, RS, Artmed.
Fernández  Enguita, M., & GUTIÉRREZ SASTRE, M. (2005). Organización escolar, profesión docente y entorno comunitario. Sociedad, cultura y educación, 18. Tres Cantos, Madrid, Akal Ediciones.
Fernández  Enguita, M., & Terrén, E. (2008). Repensando la organización escolar: crisis de legitimidad y nuevos desarrollos. Sociedad, cultura y educación, 24. Tres Cantos, Akal.
Gomes, Rui (1993), Culturas de escola e identidades dos professores, Lisboa, Educa.
Hargreaves, A. (2003). Teaching in the knowledge society: education in the age of insecurity. New York, Teachers College Press.
Spring, J. H. (2009). Globalization of education an introduction. New York, Routledge.

8.2 Bibliografia Complementar / Complementar Bibliography

Adão, Aurea (1984), O Estatuto Socioprofissional do Professor em Portugal (1901-1951), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Alves, Francisco Cordeiro (2001),O encontro com a realidade docente. Ser professor principiante, Lisboa, IIE.
Araújo, Helena (1985), ?Profissionalismo e ensino?, Cadernos de Ciências Sociais, nº 3, pp 85-103.
Araújo, Helena (1990), ?As mulheres professoras e o ensino estatal?, Revista Crítica de Ciências Sociais, 29, pp. 81-103.
Araújo, Helena (2000), Pioneiras na Educação. As professoras primárias na viragem do século 1870-1933, Lisboa, IIE.
Barroso, João (org.) (1999), A escola entre o local e o global. Perspectivas para o Século XXI, Lisboa, Educa.
Benavente, A. (1990). Escola, Professores e Processes de Mudança, Lisboa, Livros Horizonte.
Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. Neves (1987), Do outro lado da escola, Lisboa, IED.
Braga, Fátima (2001), Formação de professores e identidade profissional, Coimbra, Quarteto.
Brandão, Margarida (1999), Modos de Ser Professor, Lisboa, Educa.
Caria,Telmo (2000), A cultura profissional dos professors. O uso do conhecimento em contexto de trabalho na conjuntura da reforma educativa dos anos 90, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Ministério da Ciência e Tecnologia
Costa, António Firmino da, e Fernando Luís Machado (1987), ?Meios populares e escola primária: pesquisa sociológica num projecto interdisciplinar de investigação-acção?, Sociologia, Problemas e Práticas, nº 2.
Cruz, Manuel Braga (1988) ?A situação do professor em Portugal?, Análise Social, vol. XXIV (103-104), PP 1187-1293
Diogo, Ana Matias (1998), Famílias e Escolaridade - representações parentais da escolarização, classe social e dinâmica familiar, Lisboa, Ed. Colibri.
Dubet, F.  (dir.), École, familles ? le malentendu, Paris, Textuel Ed.
Lopes, Amélia (2001) Libertar o desejo, resgatar a inovação. A construção de identidades profissionais docentes, Lisboa: IIE
Montandon, C. (1994), ?L´articulation entre les familles et l´école: sens commun et regard sociologique? em Guy Vincent (dir.), L´éducation prisonnière de la forme scolaire? ? scolarisations et socialisations dans les sociétes industrielles, Lyon, PUL, pp. 149-171.
Morel, Stéphanie (2002), École, Territoires et identités, Paris, L´Harmattan.
Nogueira, Maria Alice (2005), "A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas", Análise Social, vol. XL (176), pp. 563-578.
Nóvoa, António (org.) (1995), Vidas de Professores, Porto: Porto Editora.
Nóvoa, António (1989), "Profissão: Professor. Reflexões históricas e sociológicas", Análise Psicológica, 1-2-3- (VII),  pp. 435- 456
Perrenoud, Philippe (1993), Práticas pedagógicas, profissão docente e formação, Lisboa, D.Quixote/IIE.
Pinto, J. Madureira (1990), ?Escolarização, relação com o trabalho e práticas sociais? em S. Stoer (org.), Educação, Ciências Sociais e Sociedade Portuguesa, Porto, Afrontamento, pp. 15-32.
Sarmento, Manuel Jacinto (2000), Lógicas de acção nas escolas, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional
Sarmento, Manuel J. (1994), A Vez e a Voz dos Professores, Porto, Porto Editora
Silva, Pedro (2003), Escola-Família, uma Relação Armadilhada ? interculturalidade e relações de poder, Porto, Ed. Afrontamento.
Trilla, Jaume Bernet (1998, 3ªed.), La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social, Barcelona, Ed. Ariel.
Trilla, Jaume Bernet (1993), Otras educaciones ? animación socio-cultural, formación de adultos y ciudad educativa, Barcelona, Antropos.
Trigo-santos, Florbela (1996), Atitudes e crenças dos professores de ensino secundário. Satisfação, descontentamento e desgaste profissional, Lisboa, IIE.
Vieira, M.M. (2003), ?Famílias e escola: processos da democratização escolar?, em M.M. Vieira e outros, Democratização escolar: intenções e apropriações, Lisboa, CIE/FC.
Vieira, Ricardo (1992), Entre a escola e o lar, Lisboa, Escher.
Vieira, Ricardo (1999), Histórias de Vida e Identidades ? Professores e Interculturalidade, Porto, Afrontamento
Zeichner, Ken (1993) A Formação Reflexiva de Professores: Ideias e práticas. Lisboa: Educa

9. Observações / Notes

10. Horários / Schedules

Turma / Class Tipo / Type Aulas / Lessons
Data de Início / Begining Date Data de Fim / Ending Date Dia da semana / Week Day Hora de Início / Begining Hour Hora de Fim / Ending Hour
MESA1 Teórico-Prática 2013-11-30 2013-11-30 Sáb/Sat 14:00:00 17:00:00
2013-10-12 2013-11-30 Sáb/Sat 09:00:00 13:00:00
2013-10-11 2013-11-29 Sex/Fri 20:00:00 22:30:00
2013-10-11 2013-11-29 Sex/Fri 18:00:00 20:00:00

11. Planeamento da Unidade Curricular / Curricular Unit Planning

Mestrado em Educação e Sociedade

Aula / Teaching lesson Tipologia de Aula / Teaching Lesson Type Plano de Aula / Teaching Lesson Plan Trabalho Autónomo / Autonomous Work

12. Sumários das aulas / Summaries

Mestrado em Educação e Sociedade

Data / Date Hora de Início / Begining Hour Hora de Fim / Ending Hour Tipologia de Aula / Teaching Lesson Type Turma / Class Tipo / Type Número de estudantes presentes / Attended students number Nome do professor / Teacher name Título / Title Sumário / Summary
2013-10-11 20:00:00 22:30:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Prevista 9 Mariano Fernandez Enguita 2ª sesión Preguntas y coloquio sobre la los temas presentados en la primera sesión

Presentación de materiales disponibles en la red

Explicación de las formas de trabajo a desarrollar

   * En el aula y en línea
   * En grupo, en equipo de trabajo e idividualmente

Presentación del plan de evaluación

Formación de equipos de trabajo

2013-10-11 18:00:00 20:00:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Prevista 14 Mariano Fernandez Enguita 1ª sesión Presentación de la asignatura: contenido, secuenciación, plan de actividades

Exposición general del profesor:

   * Procesos de cambio social
   * Raíces de la escuela en la modernidad
   * Efectos de la posmodernidad, o segunda modernización
   * Globalización+
   * Desarrollo de un entorno digital
   * Aceleración del cambio, incertidumbre.
2013-10-12 09:00:00 13:00:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Prevista 8 Mariano Fernandez Enguita 3ª sesión Primera exposición de tres temas:

   1. La organización escolar. Las instituciones como tipo específico de
   organización. La escuela como institución. La escuela como agregado,
   estructura o sistema. El desplazamiento del eje de la educación del aula y
   de la administración hacia el centro, de la autonomía profesional y la
   política educativa hacia el proyecto de centro
   2. Las comunidad educativa. La ecología de las organizaciones y el entorno
   del centro. El centro como sistema abierto. La comunidad, la ciudadanía. La
   escuela red. El proyecto de centro. El trándito de la institucionalización
   de la enseñanza al aprendizaje difuso.
   3. La profesión docente. Las profesiones como tipo específico de
   ocupaciones. Profesiones liberales y biurocráticas. Las estrategias de
   cierre profesional. Modelos profesionales en la docencia. La profesión
   docente en el nuevo entorno tecnológico.

Introducción a las herramientas de trabajo individual y en equipo a utilizar
en el curso.

   * El blog. Su uso en el portal e-Learning del ISCTE. Instrucciones para
   el trabajo individual.
   * La wiki. Su uso en Wikispaces. Instrucciones para el trabajo en equipol
2013-11-29 20:00:00 22:30:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Prevista 8 Mariano Fernandez Enguita Iniciacion de los textos colectivos Elaboracion de esquemas sobre

   1. Organizacion escolar
   2. Comunidad entorno
   3. Profesion docente
2013-11-29 18:00:00 20:00:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Prevista 8 Mariano Fernandez Enguita Trabajos individuales y colectivos Repaso a las entradas individuales en los blogs

   * Repaso de las entradas realizadas
   * Normas de citacion
   * Normas de formato

Reconfiguracion de los grupos

   * Registro de bajas y altas
   * Preparacion de las paginas wiki para trabajos en grupo
2013-11-30 14:00:00 17:00:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Prevista 6 Mariano Fernandez Enguita Profesion docente y comunidad escolar Busqueda, valoracion y priorizacion de recursos sobre:

   * La profesion docente
   * La comunidad educativa (escuela y entorno)

Revision de fuentes de

   * OCDE (TALIS)
   * UE (ESSIE)
   * FUHEM (encuestas IDEA al profesorado)

Programacion del resto de actividades, incluida una clase virtul para el
11/1/14

2013-11-30 09:00:00 13:00:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Prevista 6 Mariano Fernandez Enguita Fuentes sobre organizacion escolar Busqueda y analisis de fuentes sobre la organizacion escolar, atendiendo a

   * indices de impacto
   * fiabilidad
   * accesibilidad
   * pertinencia

Tipos de fuentes:

   * documentales: leyes, descripciones de sistemas y casos, etc.
   * estadisticas nacionales e internacionales
   * bases de datos academicas
   * revistas y otras publicaciones

Practicas con las paginas wiki

Ensayo de videoconferencia

2014-01-11 10:00:00 11:00:00 Teórico-Prática MESA1 Aula Extraordinária 0 Mariano Fernandez Enguita Aula virtual Repaso del grado de elaboración de las entradas en blog y los trabajos en wiki

13. Estudantes Inscritos / Enroled Students

N.º de inscrições por estudante / Enroled students number N.º de estudantes inscritos / Total enroled Number
1 10

14. Resultados Escolares dos Estudantes / School Students Results

Número de estudantes inscritos / Number of enroled students: 10

Número de estudantes avaliados / Number of evaluated students: 9

Número de estudantes aprovados / Number of approved students: 8

Número de estudantes reprovados / Number of failed students: 1

Número de estudantes desistentes / Dropout students number: 1

Distribuição de classificações dos estudantes aprovados / Ratings distribution of approved students

Classificação / Classification Número de estudantes / Students number
10 3
13 1
15 2
16 2

Assiduidade dos estudantes por tipologia de aula / Attendance of students by type of school class

Tipo / Type Mínimo / Minimum Máximo / Máximo Média / Average Desvio padrão / Standard deviation Moda / Mode Mediana / Median
Teórico-Prática 6 14 7.38 3.89 8 8.0

15. Apreciação da Unidade Curricular / Curricular Unit Appreciation

15.1 Satisfação dos estudantes / Student satisfaction

Resultados da Avaliação Final / Final Evaluation Results

  Número de respostas / Responses number Média / Mean
Unidade curricular / Course
Esta UC permite aprender muitos conhecimentos novosa
This course allows me to learn a considerable quantity of new knowledgea
6 4.2
Esta UC contribuiu para o desenvolvimento do meu sentido crítico e espírito reflexivoa
This course contributes to the development of my reflective and critical skillsa
6 4.3
As matérias desta UC estão bem articuladas com os conhecimentos adquiridos noutras UCa
The contents of this course are well articulated with the other course's contentsa
6 4.2
Nesta UC o número de horas de contacto / aulas éb
The number of contact hours in this course isb
6 3.0
Nesta UC o número de horas de trabalho autónomo éb
The number of the student's autonomous work hours in this course isb
6 3.3
Quantas vezes se inscreveu nesta UCc
How many times did you register in this coursec
9 1.0
Globalmente, qual o grau da sua satisfação com esta UCe
What is your global satisfaction level with this coursee
6 8.0
Estratégias de aprendizagem dos estudantes / Student's learning strategies
Vou regularmente às aulas (não faltei a mais do que duas/três)d
I attend this course's classes regularly (I didn't miss more than two or three classes)d
6 4.0
Participo nas discussões das aulasd
I participate in this course's classroom debatesd
6 3.3
Procurei bibliografia sobre os temas abordadosd
I looked for bibliography about this course subjectsd
6 4.3
Globalmente, qual o grau da sua satisfação com o seu próprio empenho nesta UCe
What is your global satisfaction level with your own commitment in this course?e
6 8.3
Escalas / Scales:
a) 1 - "Discordo totalmente"; 2 - "Discordo"; 3 - "Não concordo nem discordo"; 4 - "Concordo"; 5 - "Concordo totalmente"
    1 - "Totally disagree"; 2 - "Disagree"; 3 - "Don't agree nor disagree"; 4 - "Agree"; 5 - "Totally disagree"

b) 1 - "Muito reduzido"; 2 - "Reduzido"; 3 - "Adequado"; 4 - "Excessivo"; 5 - "Muito excessivo"
    1 - "Too insufficient"; 2 - "Insufficient"; 3 - "Adequate"; 4 - "Excessive"; 5 - "Too excessive"

c) 1 - "Uma vez"; 2 - "Mais do que uma vez"
    1 - "Once"; 2 - "More than once"

d) 1 - "Não descreve o meu comportamento, não é nada disto que eu faço"; 2 - "Descreve mal o meu comportamento"; 3 - "Descreve mais ou menos o meu comportamento"; 4 - "Descreve bem o meu comportamento"; 5 - "Descreve muito bem o meu comportamento, é mesmo isto que eu faço"
    1 - "It really doesn't describe my behaviour"; 2 - "It doesn't describe well my behaviour"; 3 - "It describes more or less my behaviour"; 4 - "It describes well my behaviour"; 5 - "It describes my behaviour very well"

e) 0 - "Nada satisfeito(a)"; 5 - "Medianamente satisfeito(a)"; 10 - "Muitíssimo satisfeito(a)"
    0 - "Totally unsatisfied"; 5 - "Medium satisfied"; 10 - "Totally satisfied"

15.2 Avaliação da UC pelo Coordenador / Evaluation of the course by the Coordinator

Satisfação com / Degree of satisfaction with  
Assiduidade e pontualidade dos estudantes
Students attendance and punctuality
4
Nível de preparação anterior dos estudantes
Degree of students previous preparation
4
Trabalho autónomo dos estudantes
Autonomous work of students
4
O nível de aprendizagem por parte dos estudantes
Level of learning by the students
4
Dimensão da turma
Class dimension
4
Horário
Timetable
4
Infra-estruturas de apoio informático
IT infrastructures
5
Infra-estruturas de apoio bibliográfico
Bibliographic infrastructures
5
Grau de cumprimento do programa
Degree of programme accomplisment
5
Actividades pedagógicas desenvolvidas pelo(s) docente(s)
Pedagogical activities developed by the Professor(s)
5
Carga de trabalho do docente
Professor's workload
5
A unidade curricular no geral
The course in general
5
O desempenho geral dos estudantes na unidade curricular
Overall performance of students at the course
5
O seu próprio desempenho geral na unidade curricular
Your performance at the course
5
Escala / Scale:
0 - "Não aplicável"; 1 - "Totalmente Insatisfeito(a)"; 2 - "Insatisfeito(a)"; 3 - "Nem insatisfeito(a) nem satisfeito(a)"; 4 - "Satisfeito(a)"; 5 - "Totalmente satisfeito(a)"
1 - "Totally unsatisfied"; 2 - "Unsatisfied"; 3 - "Nor unsatisfied nor satisfied"; 4 - "Satisfied"; 5 - "Totally satisfied"

Pontos Fortes / Strenghts

Aspectos a melhorar / Aspects to improve

15.3 Seguimento / Follow Up

Aspetos a melhorar identificados na edição anterior / Aspects to improve identified in the last edition

Grau de concretização dos aspetos a melhorar identificados na edição anterior / Level of achievement of the identified areas to improve in the previous edition