Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DS

Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00608
Acrónimo: 00608
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 12.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 13.0 h/sem 283.0 h/sem 0.0 h/sem 296.0 h/sem
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 7.0 h/sem 143.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos -
Objectivos Desenvolvimento de conhecimentos e competências avançadas para a conceção, planeamento e realização de um projeto de investigação para tese de doutoramento em sociologia.
Programa CP1. A investigação em sociologia: objetivos, modalidades e resultados.
CP2. Projetos de investigação científica, enquadramento em centros de investigação, publicação científica.
CP3. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação. Teoria e investigação empírica. Problemas de operacionalização. Familiarização e distanciamento: Problemas de interferência. Teorias auxiliares de pesquisa. Níveis de análise. Modos de inferência. Modos de explicação.
CP4. Questões éticas na investigação sociológica.
CP5. Desenho da pesquisa e componentes do projeto de investigação.
Processo de avaliação A avaliação incide sobre: i) a participação no seminário; ii) a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, apresentado em documento escrito segundo modelo FCT.  
Processo de ensino-aprendizagem Contacto direto do docente com os alunos em seminário e orientação tutorial. Trabalho autónomo dos alunos: a) participação no seminário; b) contacto com projetos num centro de investigação, com teses de doutoramento em sociologia, e com revistas científicas relevantes para o projeto doutoral; c) elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, com apoio de um orientador, em documento escrito segundo modelo FCT; d) apresentação e debate do projeto no seminário.
Observações
Bibliografia básica Becker, HS (1998), Tricks of the Trade, The U. Chicago Press
Bryman, A (2012), Social Research Methods, Oxford UP
Costa, AF et al (2013), Mixed-methods evaluation in complex programmes, Evaluation and Program Planning, 39
Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011), Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage
Elder-Vass, D (2012), Towards a realist social constructionism, Sociologia Problemas e Práticas, 70
Lahire, B (2005), L'Esprit Sociologique, Paris, La Découverte
Pires, RP (2015), Modos de explicação, Sociologia Problemas e Práticas, 78
Ragin, CC & Amoroso, LM (2011), Constructing Social Research, Sage
Velho, G (2013 [1981]), Observando o familiar, in Um Antropólogo na Cidade, R. Janeiro, Zahar
Bibliografia complementar Brante, T (2001), Consequências do realismo na construção de teoria sociológica, Sociologia Problemas e Práticas, 36.
Costa, AF (1986), A pesquisa de terreno em sociologia, em Silva, AS & Pinto, JM (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Danermark, B et al. (2002), Explaining Society, Routledge.
Glaser, BG & Strauss, AL (1967), The Discovery of Grounded Theory, Aldine.
Lahire, B (2002), Portraits Sociologiques: Dispositions et Variations Individuelles, Paris, Nathan.
Merton, RK (1996), Insiders and outsiders [1972], in Merton, RK (1996), On Social Structure and Science (ed. Sztompka, P), The Univ. Chicago Press.
Merton, RK (1970), The bearing of sociological theory on empirical research;  The bearing of empirical research on sociological theory, in Social Theory and Social Structure, The Free Press.
Pinto, JM (2007), Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento.
Silva, AS & Pinto, JM (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento.
Whyte, WF (1981 [1943]), Street Corner Society: The Social Structure of an Italian Slum, The Univ. Chicago Press.