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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEPP , MPDRH

Temas e Fontes de Investigação em Economia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00617
Acrónimo: 00617
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos Esta UC é de natureza metodológica e visa uma introdução do aluno ao processo de investigação científica através da sensibilização sobre temas relevantes da atualidade relacionados com o emprego e os recursos humanos e das fontes de informação disponíveis para realização de pesquisas científicas.
Programa 1.Composição de um artigo científico
2.Pesquisa e exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos
3.Pesquisa e exploração de outras fontes bibliográficas relacionadas com emprego e recursos humanos
4.Exploração de bases de dados nacionais e europeias
5.Metodologias de investigação científica: quantitativa e qualitativa
6.Desenho de pesquisa e construção de projeto de investigação
Processo de avaliação Avaliação contínua: 1 teste (50%), trabalho (40%)e trabalho autónomo (10%). Qualquer avaliação implica uma nota mínima de 8 valores. Aprovação pressupõe a nota igual ou superior 9.5 valores.

Exame Final (1ª época):100%.
Processo de ensino-aprendizagem As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em:
1.Aulas expositivas para a introdução da especificidade de preparação de artigos científicos, de informação sobre revistas da especialidade e bases de dados
2.Aulas participativas visam exploração de temas de interesse, análise de artigos científicos e de exercícios de formulação de problemáticas
3.Aulas ativas são destinadas à formulação do projeto
4.Auto-estudo está relacionado com o trabalho autónomo
Observações
Bibliografia básica - Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.
- Mukhopadhyay, S.& Gupta, R.K. (2014)Survey of qualitative research  methodology in strategy research  and implication for Indian researchers, Vision 18(2):109-123.
- Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387.
- Punch, K.F. (2006) Developing Effective Research Proposals, London, Sage, 2nd Edition.
- Quivy, R.; e Campenhoudt, L. V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
- White, L.(2005) Writes of Passage: Writing an Empirical Journal Article, Journal of Marriage and Family, Vol. 67, No. 4 (Nov., 2005), pp. 791-798.
Bibliografia complementar Informação sobre algumas fontes de informação relacionadas com o emprego, recursos humanos e políticas públicas.
Quadros de Pessoal: http://www.gep.msss.gov.pt/estatistica/gerais/qpnotacao2007.pdf
Inquérito ao emprego: http://www.ine.pt
EUROSTAT: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/statistics/search_database
Desemprego de diplomados: http://www.gpeari.mctes.pt/index.php?idc=21&idi=577393
Competências: http://www.hegesco.org/; http://www.decowe.org
Políticas públicas: http://www.gee.min-economia.pt/