Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MSS

Dissertação em Serviço Social (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00618
Acrónimo: 00618
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 15.0 h/sem 735.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 13.0 h/sem 437.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não tem
Objectivos - Estimular o processo de investigação no aluno através de exercícios de aplicação prática.
- Acompanhar a construção metodológica da dissertação ou do projecto.
Programa I.A investigação científica em Serviço Social:
1.Epistemologia em Serviço Social;
2.Serviço Social e Produção do Conhecimento;
3.Especificidades e interdisciplinaridades;
4.Problemas de realismo e teorismo na investigação social e no serviço social;
5.Linhas orientadoras para a elaboração do projecto de pesquisa.

II.Apresentação dos planos de dissertação e projecto:
1.Apresentação e debate em sala e orientações específicas.
Processo de avaliação - A avaliação do seminário consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de dissertação ou projecto (10 pág). O trabalho deverá ser basicamente a Apresentação síntese do: tema (em que consiste). Pergunta de partida; Objectivos de investigação; Objecto de estudo; O problema; Conceito do problema; Questões a investigar; Metodologia de pesquisa.
 
- O trabalho final escrito de avaliação deve ser entregue 30 dias após a finalização do semestre correspondente.
Processo de ensino-aprendizagem - Exposição pelo Professor;
- Debate e reflexão analítica sobre os temas de pesquisa dos mestrandos.
Observações
Bibliografia básica BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).

GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica.

MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A.

OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2).

RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA.

SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.

VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.

Bibliografia complementar GRAUE, M. Elizabeth and WALSH, Daniel J. (1998). Studing Children in Context. Theories, Methods, and Ethics. Sage Publications. London. Tradução CHAVES, Ana Maria. 2003. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.

PESSANHA, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças.

HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo.

VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo.