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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCE , MPRI , MPSO

Métodos Avançados de Investigação em Psicologia (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00624
Acrónimo: 00624
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Licenciatura em psicologia
Objectivos Esta unidade curricular visa fornecer conhecimentos aprofundados acerca de diferentes métodos e técnicas da investigação em Psicologia Social e Organizacional. Em particular, serão examinadas questões relativas à utilização de medidas específicas neste domínio e será promovido o domínio dos recursos necessários à sua aplicação. Uma ênfase particular será colocada na aprendizagem e realização de investigação científica em Psicologia e na promoção de conhecimentos relativos à elaboração de projectos de investigação e ao processo de publicação em revistas científicas.
Programa CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação.
CP2. Vantagens e problemas metodológicos associados à adopção de diferentes tipos de estudos.
CP3. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação.
CP4. Como preparar um projecto de investigação / criação de um pedido de financiamento para uma investigação.
CP5. O processo de publicação: preparação, submissão e revisão de um artigo. A estrutura de diferentes tipos de artigos científicos.
Processo de avaliação Avaliação contínua: trabalho de grupo sobre uma pesquisa realizada durante o semestre apresentado em formato de poster (50%); trabalho individual sobre a pesquisa realizada durante o semestre, apresentado em formato de pequeno artigo científico (45%); participação em estudos no LAPSO (1hora e 30 minutos no sistema SPI) (5%). Avaliação por exame final: formato idêntico ao da avaliação contínua, mas sendo ambas as formas de avaliação individuais.
Processo de ensino-aprendizagem Pretende-se nesta cadeira uma relação muito estreita com a prática de investigação. Por isso, a par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos alunos diversos trabalhos, incluindo um estudo empírico completo, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias de estudo.
Observações Os alunos devem estar presentes nas aulas Teórico-Práticas e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais.
Bibliografia básica Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta.
Evans, J. (2007). Your psychology research project: The essential guide. Los Angeles: Sage.
Gilbert, D. T., Fiske, S. T. & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-142). Oxford: Oxford University Press.
Reis, H., & Judd, C. (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge: Cambridge University Press.
Sternberg, R. J. (Ed.) (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press.
Bibliografia complementar Bibliografia específica depende do tema da investigação realizada e será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre.