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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPSS

Programas de Intervenção Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00629
Acrónimo: 00629
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Esta unidade pretende contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos alunos para a concepção, planeamento, implementação e avaliação de diferentes tipos de projectos de intervenção comunitária, social e organizacional.
Programa CP1 Principais conceitos na concepção de Projectos
1.1Glossário
1.2Ciclo de vida de um projecto
CP2Oportunidade do Projecto e problema
2.1Identificação da oportunidade
2.2Estratégias de definição de problemas: definição pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades
2.3Exercícios
CP3A teoria/investigação na concepção de projectos
3.1Conceptualização do problema e racional teórico
3.2Variável resultado
3.3Desenvolvimento de modelos de processo: revisão de literatura
3.4Tabela da balança
3.5Exercícios
CP4Ferramentas e técnicas
4.1Definição e componentes do Modelo Lógico(ML)
4.2Abordagens de construção do ML
4.3Fases do ML
4.4Exercícios
CP5Actividades associadas ao ML
5.1Objectivos e hipóteses
5.2Canais, métodos estratégias
5.3Exercícios
CP6Avaliação projectos
6.1Tipos de avaliação
6.2Desenhos e instrumentos de avaliação
6.3Relatório e devolução dos resultados
6.4 Exercícios
CP7Concepção e avaliação de projectos específicos
Processo de avaliação Em avaliação contínua, existem 2 provas:
Frequência (30%).
Trabalho de grupo (desenho e avaliação de programa/escolha livre do tema), que inclui um relatório (70%).  
Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Os alunos que reprovem na avaliação contínua, poderão ir a exame final (1ª ou 2ª época).
Processo de ensino-aprendizagem Dada a vertente aplicada da UC existem dois tipos de contacto:
Aulas teórico-práticas - Introdução expositiva dos conceitos e teorias alternada com exercícios práticos em sub-grupos.
Orientação tutorial - Orientação e resolução de problemas individualmente ou com grupos de alunos.
As 131 horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e recomendada, os exercícios e o trabalho de grupo.
Observações
Bibliografia básica Bartholemew, L., Parcel, G., Kok, G., & Gottlieb. N.(2006).Planning Health Promotion Programs: Intervention Mapping.New York:John Wiley & Sons Inc.
Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd.
Holden, D., & Zimmerman, M. (2009).A pratical guide to program evaluation planning:Theory and case examples.London:Sage.
Kliem, R., Ludin, I. & Robertson, K. (1997).Project management methodology: a practical guide for the next millennium.New York: Marcel Dekker.
Knowlton, L., & Phillips, C.(2008).The Logic Model guidebook:Better strategies for great results.London:Sage.
Posavac, E., & Carey, R. (2010).Program Evaluation:Methods and Case Studies.US:Pearson Education.
Wholey, S., Hatry, H., & Newcomer, K. (2010).Handbook of Practical Program Evaluation.New York: John Wiley & Sons Ltd.
Young, T.L. (2007).The handbook of project management:A practical guide to effective policies and procedures. London:Kogan Page.
Bibliografia complementar Atkisson, C., Hargreaves, W., Horowitz & Sorensen, J. (1978). Evaluation of human service programs. Orlando: Academic Press.
Boulmetis, J., & Dutwin, P. (2005). The ABCs of Evaluation: Timeless Techniques for Program and Project Managers. John Wiley & Sons Inc.
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Chen, H. (2004).Pratical program evaluation: Assessing and improving planning, implementation and effectiveness.London:Sage.
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Pereña-Brand, J. (1998). Direcção e gestão de projectos. Lisboa: Lidel. G.142 PER*Dir 2ªed
Ramsay, N., & Morrison, C. (2010). Youth Violence and Juvenile Justice: Causes, Intervention and Treatment Programs. New York: Nova Science Publishers Inc.
Roberts, A. (2002). Handbook of Domestic Violence Intervention Strategies: Policies, Programs and Legal Remedies. New York: Oxford University Press.
Roldão, V. (1992). Gestão de projectos. Como gerir em tempo, custo e qualidade. Lisboa: Monitor. G.115 ROL*Ges 6 ex
Rossi, P., Lipsey, M., & Freeman, H. (2003). Evaluation: A Systematic Approach. London: SAGE Publications Ltd.
Royse, D., Thyer, B., & Padgett, D. (2010). Program evaluation: An introduction. Belmont: Wadsworth.  G.110.1 ROY*Pro
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Spaulding, D. (2008). Program Evaluation in Practice: Core Concepts and Examples for Discussion and Analysis. New York: John Wiley & Sons Inc.
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