Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCE

Ansiedade, Stress e Desempenho (2 º Sem 2018/2019)

Código: 00641
Acrónimo: 00641
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Compreender e falar Inglês: algumas aulas serão lecionadas em inglês.
Objectivos O objectivo geral desta Unidade Curricular é fornecer as bases teóricas e aplicadas dos conceitos de ansiedade e stress, assim como da sua relação com o desempenho a nível individual e coletivo, em diferentes contextos.
Programa CP1: Enquadramento da ansiedade e stress no estudo dos fenómenos emocionais
CP2: O normal e o patológico na ansiedade
CP3: As perturbações da ansiedade
CP4: Ansiedade e stress na família, na escola e em situações de crise: Avaliação e intervenções
CP5: Stress e saúde: o exemplo das doenças cardiovasculares
Processo de avaliação Dois regimes de avaliação: contínua e exame final.
Avaliação periódica: Trabalho escrito com apresentação (40%) + Teste (60%)
Exame final: teste escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem Metodologias de ensino-aprendizagem:
- Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
- Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio
- Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Observações -
Bibliografia básica - American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.
- Fink, G. (2016). Stress: Concepts, cognition, emotion, and behavior. Handbook of stress series (Vol. 1, 1st Edition). London: Elsevier, Academic Press.
- Fink, G., Pfaff, D. W., Levine, J. E. (2012). Handbook of neuroendocrinology (1st Edition). London: Elsevier, Academic Press.
- Gross, J. J. (2015). Handbook of emotion regulation (2nd Edition). NY: Guilford Press.
Bibliografia complementar - Abbasi, S., Ponce De Leon, A. , Kassaian, S. E. , Karimi, A. , Sundin, Ö. , Jalali, A. , Soares, J. & Macassa, G. (2015). Socioeconomic status and in hospital mortality of acute corony syndrome: Can education and occupation serves as preventive measures?. International Journal of Preventive Medicine, 6, 36.
- Collste, O. , Tornvall, P. , Sundin, Ö., Alam,l, M. & Frick, M. (2014). No Myocardial vulnerability to mental stress in Takotsubo stress cardiomyopathy. PLoS ONE, 9: 4,  Art. no. e93697
- Eslami, B. , Macassa, G. , Sundin, Ö. , Khankeh, H. & Soares, J. J. F. (2015). Quality of life and life satisfaction among adults with and without congenital heart disease in a developing country. European Journal of Preventive Cardiology, 22 (2), 169-179.
-Eslami, B., Sundin, Ö., Macassa, G. , Khankeh, H. & Soares, J. J. F. (2013).Anxiety, depressive and somatic symptoms in adults with congenital heart disease. Journal of Psychosomatic Research, 74 (1), 49-56.
-Fernandes, S. C., & Arriaga, P. (2010). The effects of clown intervention on worries and emotional responses in children undergoing surgery. Journal of Health Psychology, 15(3), 405-415. doi:  10.1177/1359105309350231
-Fernandes, S., Arriaga, P., & Esteves, F. (2014). Providing preoperative information for children undergoing surgery: a randomized study testing different types of educational material to reduce children's preoperative worries. Health Education Research, 29 (6), 1058-1076. doi: 10.1093/her/cyu066
-Fernandes, S., Arriaga, P., & Esteves, F. (2015). Using an educational multimedia application to prepare children for outpatient surgeries. Health Communication, 30, 1190-1200. doi: 10.1080/10410236.2014.896446.
- Sundin, Ö. , Soares, J. , Grossi, G. & Macassa, G. (2011). Burnout among foreign born and Swedish native women. A longitudinal study in Sweden. Women & health, 51: 7, 643-660.