Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LA , LETI , LETI-PL , LEI , LEI-PL , LIGE , LIGE-PL , LSS-PL , MIA , ISCTE-IUL

Escrita de Textos Técnicos e Científicos (2 º Sem 2016/2017)

Código: 00665
Acrónimo: 00665
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 2.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 10.0 h/sem 40.0 h/sem 0.0 h/sem 50.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias e procedimentos para a escrita de textos técnicos e científicos.
Programa 1. Informação; a redacção; a revisão; a redacção final;
2. Estrutura de um texto técnico e científico;
2.1 Elementos pré-textuais;
2.2 Elementos textuais;
2.3 Elementos pós-textuais;
3. Utilização de elementos ilustrativos da argumentação técnica e científica ou de demonstração empírica;
3.1 Inserção de gráficos, quadros e outros elementos ilustrativos e a normalização dos respectivos títulos, fontes de informação e formas gráficas;
4. Normas de referenciação bibliográfica, citação e anotação;
4.1 Normas nacionais e internacionais. As normas adoptadas para a realização de trabalhos, dissertações e teses no ISCTE-IUL;
4.2 Utilização de software específico para a organização e gestão de bibliografias e produção de textos técnicos e científicos (Biblioscape, biblioexpress e End Note).
Processo de avaliação a) Participação nos exercícios propostos em aula, com um peso de 0.50 na nota final.
b) Elaboração da recensão crítica de um texto, com um peso de 0.50 na nota final.

Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação ao longo do periodo lectivo, o aluno realizará uma avaliação final que abrange todas as matérias leccionadas.
Processo de ensino-aprendizagem 1. Expositivas: demonstração de casos reais.
2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos.
3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo.
4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.  
Observações Será disponibilizado um horário de atendimento a combinar com os alunos.  
Bibliografia básica Azevedo, M. (2003). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares ? Sugestões para a estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Martins, G. & Lintz, A. (2000/2007). Guia para a Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. São Paulo: Editora Atlas.

Brandão, M. L. (2009). Manual para Publicação Científica: Elaborando manuscritos, teses e dissertações. Rio de Janeiro: Elsevier.

Le Brass, F. (1993/2003). Como Organizar e Redigir Relatórios e Teses. Mem Martins: Publicações Europa-América.

Madeira, A. C. & Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência ? Como redigir e apresentar trabalhos científicos. Lisboa: Escolar Editora.

Nascimento, Z. & Pinto, J.M. (2001). A Dinâmica da Escrita: Como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora.
Bibliografia complementar Júnior, J.M. (2008). Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso? Instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Editora Vozes.

Martins, G. & Lintz, A. (2000/2007). Guia para a Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. São Paulo: Editora Atlas.

Pereira, A. & Poupa, C. (2008). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo.