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Multiculturalidade (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00674
Acrónimo: 00674
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 2.0 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 38.0 h/sem 0.0 h/sem 50.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não.
Objectivos Cultura e culturas. Culturas, diversidade cultural e a cultura como arma política.
Universalismo e relativismo. Os vários tipos de relativismo.
Multiculturalismo, multiculturalidade e inter-culturalidade.
Debates e polémicas em torno do multiculturalismo: os dois modelos de 'integração': assimilação republicana (França) e as políticas de diferença cultural ( anglo-saxónico)
Debates e polémicas em torno dos direitos humanos; direitos humanos e direitos culturais
Politicas de reconhecimento das diferenças: diferença cultural e diversidade cultural.
Cultura como arma politica
Programa CP1 Multiculturalidade: definição, crítica
CP2 Multiculturalidade e mobilidades: etnias, migrantes/imigrantes e culturas
CP3 Multiculturalidade e direitos humanos
CP4 Multiculturalidade e políticas de identidade
Processo de avaliação Dois tipos de avaliação:
1) Avaliação continua:  
a) Participação na aula, discussão e leitura dos textos: 20%; t
b) Trabalho individual de análise de um caso prático: 80%  ( até 6 páginas).  

2) Exame final escrito. Não há exame oral.
Processo de ensino-aprendizagem Tempo letivo (contexto de aula): ações de apresentação oral, leitura pelos alunos (2x30 minutos), exposição teórica pelo docente (2x30 minutos), discussão do tema da aula (2x20 minutos).
Textos e-learning
Observações Não se aplica.
Bibliografia básica APPIAH, K.A., 2005. The Ethics of Identity, Princeton, Princeton University Press ( capítulo 3).
LILLA, M. 2016. 'The End of Identity Liberalism', The New York Review of Books, 18/11/2016.
STOCKOWSKI, W. 2009, UNESCO?s doctrine of human diversity : a secular soteriology ? Anthropology today, 7-11.
TAYLOR, Charles, et. al., 1998, Multiculturalismo, Lisboa, Piaget.
TAYLOR, Charles, 1991. 'The Need for Recognition', in The Ethics of Authenticity, Cambridge, Harvard University Press, pp.43-53.
Bibliografia complementar ANDERSON, B., 1983. Imagined Communities. Reflections of the Origins and the Spread of Nationalism, London, Verso.
APPADURAI, A., 2006, Fear of small numbers. An essay on the geography of anger, Durham, NC, Duke University Press.
BARTH, F., 2010.Os grupos étnicos e suas fronteiras, pp. 25-67.
BUETTNER, E. 2016. Europe after the Empire. Decolonization, Society and Culture, Cambridge, Cambridge University Press.
GOLDBERG, D. T., org., 1994, Multiculturalism. A Critical Reader, Oxford, Blackwell.
SAVIDAN, Patrick, 2010, O multiculturalismo, Mem Martins, Publicações Europa América.

TURNER, Terence, 'Human Rights, Human Difference: Anthropology's Contribution to an Emancipatory Cultural Politics', Journal of Anthropological Research, 1997, 273-291.