Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEI

Aplicações Interactivas (2 º Sem 2017/2018)

Código: 00729
Acrónimo: 00729
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 12.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Inscrição na rede do ISCTE-IUL, password e login de acesso à rede e utilização regular do e-mail e da plataforma de e-learning utilizada no ISCTE-IUL.
Domínio básico da leitura de inglês
Objectivos Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se investigar a utilização de ambientes inteligente interactivos em diversos domínios de aplicação (educação, entertenimento, saúde, formação profissional, etc). No final da UC os alunos serão capazes de identificar quais os elementos necessários à conceptualização de uma aplicação inteligente e interactiva, bem como desenvê-la e avalia-la no seu contexto de aplicação.
Programa 1. Introdução e Objectivos
2. Agentes Inteligentes
3. Personagens Sintéticas (PS)
a. Características
b. PSs em Jogos de Computador
c. Embodied PSs
4. O interactor
5. Narrativa
a. Utilização de narrativa como forma/meio num AII
b. Introdução à narrativa e ficção
c. Desenho e controlo automático de história
d. Geração de histórias
6. AIIs
a. Catalogação dos seus requisitos;
b. Estudo de exemplos de AIIs
c. Conceptualização de AIIs
d. Desenvolvimento e implementação de um AII.
7. Avaliação de Casos de Estudo

Processo de avaliação O aluno opta pela forma de avaliação pretendida, sendo que a avaliação final é completamente autónoma em relação à avaliação periódica. Avaliação Periódica: Nota =  40%Projecto (grupo) + 60%Seminário e Artigo (individual) Obs: Mínimo de 7.5 valores em todas as componentes.
Em avaliação final, cada aluno tem de realizar um projeto que demonstre os conhecimentos adquiridos na UC e apresentar oralmente o projeto bem como realizar um relatório.  Nota mínima 9.5valores.
Processo de ensino-aprendizagem A UC é leccionada numa componente teórica e teórica/prática. Desta forma após a apresentação de um tópico do programa é solicitado aos alunos que participem numa discussão do tema após a leitura de um artigo. Para além disso, a componente de projecto é realizada também, em parte, no tempo de aulas teórico-práticas de forma a que os alunos possam esclarecer dúvidas existentes. Aos alunos é ainda solicitado a síntese e apresentação oral de um artigo científico.
Observações Esta UC tem como obrigatoriedade a presença em pelo menos 60% das aulas, caso o aluno não o cumpra  não poderá ser avaliado.
Bibliografia básica Conjunto de artigos científicos providenciado aos alunos ao longo do semestre.
Bibliografia complementar Relevant and updated scientific papers.