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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MF

Dissertação em Finanças (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00735
Acrónimo: 00735
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 4.0 h/sem 746.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 3.0 h/sem 597.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos -
Objectivos -
Programa No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o atual  estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão:
- Formular a questão de partida
- Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica
- Formular o problema de investigação e as hipóteses
- Desenhar um estudo que teste as hipóteses
- Criar um procedimento e os materiais
- Conduzir o estudo
- Analisar e interpretar resultados
- Elaborar o plano da dissertação
- Escrever a dissertação
Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.
Processo de avaliação A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da dissertação feita em contacto direto  com o orientador em sessões individuais ou excecionalmente  em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, atividades  planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.
Observações -
Bibliografia básica -Baranano, Ana Maria (2004) Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Edições Sílabo
-Bem, Daryl., 2002, Writing the Empirical Journal Article, in In Darley, J.M., Zanna, M.P., & Roediger III, H.L. (Eds.),
-The Complete Academic: A Career Guide.
-G. Garson, Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, 2001, Marcel Dekker Inc
-ISCTE (2008), Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de Projeto  de Mestrado.
-Sekaran Uma e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons
-Turubian, Kate, Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb and Joseph M. Williams, A Manual for Writers of Research
-Papers, Theses, and Dissertations, 2007, Chicago University Press, Seventh Edition
Bibliografia complementar -