Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MM

Seminário de Investigação em Marketing (1 º Sem 2017/2018)

Código: 00737
Acrónimo: 00737
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 135.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Saber diferenciar: uma Dissertação, um Projecto Empresa, um Caso Pedagógico e um Plano de Negócios;
2. Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição de pesquisa;
3. Perceber as implicações metodológicas da escolha da ?Filosofia da Ciência?;
4. Saber como seleccionar um problema de investigação e rever a literatura;
5. Saber como escrever uma proposta de investigação e um projecto de tese de marketing.
Programa 1.Identificação do tipo de tese:
? Dissertação
? Projecto Empresa
? Caso Pedagógico
? Plano de Negócio
2. Construção do Problema de Investigação
3. O uso da revisão da literatura para a justificação inicial do Problema de Investigação
4. Metodologia
Processo de avaliação ? Relatório Individual: 15%
? Apresentação do Projecto de Tese: 20%
? Projecto de Tese: 65%
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia pedagógica assenta na aprendizagem activa e interactiva, através da participação do aluno em aplicações práticas.
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Baranano, Ana Maria (2004) Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Edições Sílabo
Uma Sekaran e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons
Bibliografia complementar Jane Ritchie e Janes Lewis (2003) Qualitative Research Practice, Sage Publications
Magalhães Hill, Manuela e Hill, Andrew (2005) Investigação por Questionário (2ªEd.), Edições Sílabo