Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGST

Sistemas de Informação e Erps (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00744
Acrónimo: 00744
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Pretende-se desenvolver uma visão integrada sobre sistemas de informação, numa perspetiva organizacional, dotando os alunos de uma visão geral sobre modelação de dados e processos.
Programa CP1. Introdução aos Sistemas de Informação
CP2. Modelação de sistemas e processos
    2.1. Modelação UML
    2.2. Diagramas BPMN
CP3. Modelação de Dados
    3.1. Introdução e noções básicas de Sistemas de gestão de Bases de Dados
    3.2. Modelo relacional
    3.3. Linguagem SQL
CP4. Funcionalidades dos ERPs
    4.1. Princípios e funcionalidades
Processo de avaliação 1)Avaliação contínua
 1. Participação, assiduidade (>= 80%) e pontualidade.
    Estudantes com < 80% poderão ser avaliados de forma excepcional, se o regulamento estabelecer a sua excepcional admissão.
 2. 2-3 Trab. Grupo (<= 3 alunos) (50%).
 3. Teste escrito individual (50%).

Aprovação: média ponderada das três componentes >= 10 v. e nota mínima de 8,5 v. nas componentes de avaliação 2 e 3.


2) Exame final (100%)
  Para alunos que sem aprovação em 1). Aprovação: >= 10 v.
Processo de ensino-aprendizagem No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias:
1. Método expositivo para apresentação de conceitos em sala de aula;
2. Método participativo para análise de casos e resolução de exercícios em sala de aula;
3. Método ativo para análise de casos e realização de trabalho, em grupo, dentro e fora da sala de aula;
4. Estudo autónomo individual.
Observações Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica - Slides, handouts.
- Laudon, K., Laudon, J., 2016, Management Information Systems - Managing the Digital Firm, 14th Edition, Global Edition.
- Object Management Group, Business Process Model and Notation, http://www.bpmn.org/.
- OMG'S UNIFIED MODELING LANGUAGE(TM) (UML(R)), http://www.uml.org
Bibliografia complementar - Manual de utilizador do ERP Primavera.