Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGST

Gestão da Inovação (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00750
Acrónimo: 00750
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos Este curso cobre os aspectos relevantes da inovação na gestão da cadeia de abastecimento, serviços na indústria e tecnologia.
Prepara os estudantes para identificar os drivers da inovação e alavancar as novidades tecnológicas efectiva e coordenadamente, gerir e controlar a conversão numa inovação.
Os participantes aprendem como aplicar as modernas técnicas e frameworks colaborativas tecnológicas, económicas e sociais relacionadas com a criação de valor e os loops de feedback. O curso cobre aspectos qualitativos e quantitativos.
Os estudantes deverão melhorar competêntias de resolução de problemas e comunicação através da resolução de casos e da discussão em pequenos grupos.
Programa 1. Drivers da Inovação
1.1. Definição de Inovação
1.2. Stakeholders
1.3. Tempo como factor estratégico
1.4. Desenvolvimentos cíclicos
1.5. Relógio da Inovação estratégica
1.6. Factors no contexto do negócio
1.7. Tipos de Inovação
1.8. Tendências Industriais
1.9. Desenvolvimentos Históricos: Casos
1.10. Tendências Futuras
2. Inovação Estratégica
2.1. Definição de Inovação estratégica
2.2. Linguagem da Inovação estratégica
2.3. Modelos de negócio inovadores
2.4. Princípios da orientação para os objectivos da Inovação
2.5. As lentes da Inovação
2.6. Uso e exploração
2.7. Processos inovadores
2.8. Gestão inovadora
3. Implementação da Estratégia de Inovação
3.1. Redes de Inovação
3.2. Actor-Rede-Teoria
3.3. O Princípio do Poder e da escrita
3.4. Framework "6C"
3.5. Alinhamento Inter-organizacional
3.6. Servitização na Indústria
3.7. Service-Dominant Logic
3.8. Co-Creação da Inovação
3.9. Afecação de Recursos na Inovação
3.10. Balanced Scorecard da Inovação
Processo de avaliação 1)Periódica
-Assiduidade>=80%
-Avaliação do Trabalho de Grupo (3 a 4 alunos); resolução de casos (Min. 9,5 v.)35%. Pode ficar qualitativa até ao cálculo da nota final.
-Avaliação individual através de um teste escrito (Min. 9,5 val.) 65%.
2)2 Provas escritas finais indiv., para alunos sem aprovação em 1) ou por opção.
Aprovação: 10 v.
Processo de ensino-aprendizagem No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias:

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Activas e colaborativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas
Observações Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Möhring, M.M. (2014), Innovation in a High Technology B2B Context, Springer-Gabler, 1st ed.
Tidd J. Bessant , J. & Pavitt K. (2013), Managing Innovation, ed. Wiley & Sons, Ltd. 5th ed.
Schilling, M.A. (2008), Strategic Management of Technological Innovation, ed. Mc. Graw Hill, Irwin, 2nd ed
Bibliografia complementar Shane, S. (2009),Technology Strategy for Managers and Entrepreneurs, ed. Prentice Hall.
Goffin, K & Mitchell, R. (2010), Innovation Management. Strategy and Implementation Using the Pentathlon Framework, ed. Palgrave, MacMillan, 2nd ed.
Nonaka, I, & Teece, D. (2001), Managing Industrial Knowledge, ed. Sage.