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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEMSSFC

Metodologia da Pesquisa Social (1 º Sem 2018/2019)

Código: 00803
Acrónimo: 00803
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não aplicável
Objectivos Esta unidade curricular proporciona uma perspectiva abragente sobre a metodologia da pesquisa social. A UC visa a aquisição de conhecimentos e competências práticas para: a) compreender a variedade de estratégias de pesquisa e a sua combinação em processos de pesquisa empírica; b)  elaborar desenhos de pesquisa consistentes a partir da discussão de uma diversidade de aspectos, incluindo construção teorica e conceptualização, operacionalização e medida, selecção dos casos, recolha de dados, análise e interpretação.   Todos os tópicos são desenvolvidos com a utilização de exemplos concretos de pesquisas e exercícios práticos.
Programa 1. O que é a pesquisa social? Problemas, objectivos e estratégias metodológicas

1.1 Pesquisa orientada para casos ou variáveis; estratégias intensivas, extensivas e comparativas
1.2 Combinação de métodos: a triangulação na pesquisa social

2. Desenho de pesquisa nas Ciências Sociais

2.1 O ciclo da pesquisa
2.2 Como formular questões de pesquisa
2.3 Conceptualização, operacionalização e medida
2.4 Mapear o campo empírico: unidades de análise; população e amostras, seleção de casos.  

3. Recolha e análise de dados quantitativos

3.1 Desenhar uma pesquisa quantitativa
3.2 Conduzir uma pesquisa quantitativa
3.3 Analisar e apresentar dados quantitativos

4. Recolha e análise de dados qualitativos

4.1 O que é a pesquisa qualitativa?
4.2 Planeamento e condução de entrevistas
4.3 A utilização de documentos na pesquisa social
4.4 Análise de dados qualitativos
Processo de avaliação Para alem de uma participação ativa nos debates e nos exercícios (50%), os estudantes realizam um ensaio escrito final consistindo numa proposta de projeto de investigação (4-6 pgs), incluindo a identificação da  questão de pesquisa, quadro teórico e escolhas metodológicas (desenho e técnicas de pesquisa) argumentando sobre a sua adequabilidade e relevância (50%).
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas, realização de exercícios de  pesquisa, sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
Observações
Bibliografia básica *Babbie, Earl (2013), The practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company (13th ed.).
*Bryman, Alan (2012) Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press,
Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.
Ragin, Charles (1994) Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge
Bibliografia complementar Brannen, Julia (1995), Mixing Methods: Qualitative and Quantitative Research, London, Ashgate.
Brannen, Julia (2005), "Mixed Methods research: a discussion paper", Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL:  http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf
Bryman, Alan (2006), "Integrating quantitative and qualitative research: how is it done?" Qualitative Research, 6, pp.97-113
Bucchi, Massimiano (2002), Sience in Society. An Introduction to Social Studies of Science, London, Routledge.
Burgess, Robert (1984). In the field,  London,  Routledge.
Foddy, William (1993), Constructing Questions for Interviews and Questionnaires. Theory and Practice In Social Research, Cambridge, Cambridge University Press.
Holstein, James A.  e Jaber F. Gubrium, (2002),"Active interviewing", in Darin Weinberg (ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell publishers, pp.112-126.
Krippendorf, K. (1980), Content Analysis. An Introduction to its Methodology, London, Sage.
Kvale, S. (1996), Interviews: an introduction to qualitative research interviewing,  Thousand oaks, Sage.
May, Tim (2001), Social Research. Issues, Methods and Processes, Berkshire, Open University Press.
Merton, Robert K. (1996), On Social Structure and Science (Piotr Sztompka, ed.), Chicago, The University of Chicago Press.
Turner, Jonathan (2005), "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C. Rojek, B. Turner (eds.), The Sage Handbook of Sociology, London, Sage Publications, pp. 405-422.
William Foote Whyte(1982),"Interviewing in Field Research", in Field Research:  A Sourcebook and Field Manual, Boston:  George Allen & Unwin, pp. 111-122.