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Antropologia da Índia (2 º Sem 2018/2019)

Código: 00811
Acrónimo: 00811
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos A cadeira será leccionada em inglês.
Objectivos A cadeira tem como objectivo a apresentação da Índia através de um olhar eminentemente etnográfico, com base num trabalho de campo de longa duração no Gujarate e em Goa.
Ela pretende ilustrar a complexidade e diversidade social e religiosa da "maior democracia do mundo" e respectivas contradições (intocáveis / dalit e outros subalternos), decorrentes, em larga medida, do sistema de castas.
O curso elucidará, depois, o protagonismo indiano nos palcos mundiais, com a entrada da Índia na economia transnacional, graças ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de informação, à entrada no mercado de televisão por satélite e a uma escala de produção cinematográfica a nível internacional ? cuja centralidade é o fenómeno de Bollywood.
Será, finalmente, apresentado aquele que é um  dos mais estruturados fluxos de pessoas e de grupos, a diáspora indiana no mundo, com particular incidência no contexto português.
Programa 1.Programa e objectivos programáticos. Metodologia. Formas de avaliação.

2. A Índia
2.1.Nacionalidade, língua, religião.
2.2.Singularidade e negociação cultural

3. A democracia indiana
3.1. Complexidades
3.1. Paradoxos
3.3. A Índia e os seus subalternos

4. O sistema de castas
4.1.Endogamia,'endocozinha' e especialização profissional.
4.2. Oposição pureza/impureza ritual.

5. Índia e Hinduísmo.
5.1. Princípios e conceitos estruturantes: dharma e karma; samsara e moksha.
5.2.A bhakti.
5.2.1.Revelação e devoção.
5.3.Os deuses hindus.
5.4.A deusa. Shakti e a fertlidade sócio-cosmogónica.

6.Outros cultos.

7. A Índia e o mundo contemporâneo
7.1. Globalização, migrações e diáspora.
7.2. Culturas de media
7.3. Bollywood
Processo de avaliação A avaliação tem três componentes principais assiduidade e participação na aula (15%), seminário (30%) e dois trabalhos escritos (55%), nos termos descritos abaixo (processo de ensino-aprendizagem).
Processo de ensino-aprendizagem São articuladas aulas teóricas com aulas de seminário. No início do semestre é fornecida aos estudantes uma planificação da cadeira aula a aula com indicação das leituras requeridas para cada aula (syllabus). Os estudantes podem, assim, organizar antecipadamente as leituras quer para apresentação individual quer para debate em seminário.
São estimulados exercícios de observação etnográfica, particularmente com as comunidades migrantes de Lisboa.
Observações É essencial o conhecimento do 'Código de Conduta ética' - plataforma e-learning
Bibliografia básica Beteille, André, 1996, cap. 6, 'Caste in Contemporary India', in -  -Fuller, Christopher, org., Caste Today, Delhi, Oxford University Press, pp. 150-179;
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Sharma, Shashi, 2007, The Elephant, the tiger and the cell phone. Reflections on India. The Emerging 21st Century Power, Nova Iorque, Arcade Publishing;
Varma, Pavan K., 2004, A Índia no Século XXI, Lisboa, Editorial Presença;
Woopert, Stanley, 1991, India, Berkeley, University of California Press.
Bibliografia complementar Appadurai, Arjun, 1988, "Putting Hierarchy in Its Place", Cultural Anthropology, vol. 3: 36-49;
Appadurai, Arjun, 1986, "Is Homo Hierarchicus? ? A Review Essay," American Ethnologist, 13 (4): 745-761;
Bailey, Susan, 1999, Caste, Society and Politics in India from the Eighteen Century to the Modern Age, Cambridge, Cambridge University Press;
Biardeau, Madeleine, 1981, L?Hindouisme. Anthropologie d?une civilisation, Paris, Flammarion ;
Bose, Brinda, ed., 2002, Translating Desire. The Politics of gender and Culture in India, New Delhi, Katha;
Brah, Avtar, 2008, 'The Asianin Britain', in Ali, N., V.S. Kalra e S.S. Sayyd, orgs., A Postcolonial People. South Asians in Britain, pp. 62-74;Nova Iorque, Columbia University Press;
Brah, Avtar, 1996, Cartographies of Diaspora. Contesting Identities, Nova Iorque, Routledge;
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Dudrah, Rajinder Kumar, 2006, Bollywood: Sociology goes to the movies, Delhi, Sage Publications;
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