Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ISCTE-IUL

Antropologia da Índia (2 º Sem 2018/2019)

Objectivos

Antropologia da Índia

Curso Institucional em ISCTE-IUL

Objectivos Gerais

A cadeira tem como objectivo a apresentação da Índia através de um olhar eminentemente etnográfico, com base num trabalho de campo de longa duração no Gujarate e em Goa. Ela pretende ilustrar a complexidade e diversidade social e religiosa da "maior democracia do mundo" e respectivas contradições (intocáveis / dalit e outros subalternos), decorrentes, em larga medida, do sistema de castas. O curso elucidará, depois, o protagonismo indiano nos palcos mundiais, com a entrada da Índia na economia transnacional, graças ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de informação, à entrada no mercado de televisão por satélite e a uma escala de produção cinematográfica a nível internacional ? cuja centralidade é o fenómeno de Bollywood. Será, finalmente, apresentado aquele que é um dos mais estruturados fluxos de pessoas e de grupos, a diáspora indiana no mundo, com particular incidência no contexto português.