Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MAP , PGIAO

Sociedade da Informação e do Conhecimento (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00842
Acrónimo: 00842
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 6.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos A unidade curricular de Sociedade da Informação e do Conhecimento é um seminário de estudos de investigação, que tem como objetivo explorar e analisar a interação entre informação, comunicação, tecnologia, sociedade, economia, política e cultura numa perspetiva interdisciplinar e transcultural. Os seminários irão centrar a sua atenção na geração de novos conhecimentos, por modesta que seja essa contribuição, nessas matérias, ao longo do semestre.
Programa Temas das apresentações a serem realizadas (sequência não cronológica):
1. Teorias da Sociedade em Rede. A interação entre tecnologias de informação e comunicação e sociedade: pós industrialismo, informacionalismo e sociedade em rede. A Construção Cultural do Conceito de Sociedade de Informação.
2. A diversidade cultural e institucional da sociedade em rede.
3. A Ética Hacker, Open Source Software, a Cultura de Cooperação na inovação, Ciência e direitos de propriedade intelectual na era da Internet.
4. Modelos Comunicacionais e Sociedade e Estado Informacional. A Globalização Comunicacional do Século XX.
5. O Uso Social da Comunicação Wireless: dos telemóveis ao Wi-Fi. A mobilidade na Sociedade em Rede. Tempo e espaço na Sociedade de Banda Larga.
6. Media, Internet, Comunicação, Autonomia, Estado, Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede: Tecnologias de Comunicação, Política e Regulação dos Media, Movimentos Sociais e o Processo Político.
Processo de avaliação Avaliação Contínua:
- Trabalho escrito individual (70%) ;
- Trabalho prático (30%) - trabalho individual que consta da recensão crítica de um dos textos da bibliografia da cadeira e a sua discussão em aula;
A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final.
Processo de ensino-aprendizagem Aulas teóricas e teórico-práticas.
Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.
Observações Tratando-se de uma unidade curricular que encontra benchmarking em cadeiras semelhantes, como as leccionadas na USC Annenberg na cadeira de Network Society, procura-se dotar os alunos de uma relação de proximidade com as matérias leccionadas promovendo uma combinação de aprendizagem individual com a partilha em sala de aula e online da discussão das matérias apresentadas.
Bibliografia básica Webster, Frank (2002).Theories of the Information Society?, London: Routledge. [http://www.dodccrp.org/files/Alberts_Anthology_I.pdf]
Bibliografia complementar Castells, Manuel (2004)."Informationalism, Networks, and the Network Society: A Theoretical Blueprint"  in CASTELLS, Manuel, The Network Society,London, Edward Elgar.[http://annenberg.usc.edu/Home/Faculty/Communication/~/media/Faculty/Facpdfs/Informationalism%20.pdf]
-Castells, Manuel (2006)."A Sociedade em Rede: do conhecimento à política" in CASTELLS, Manuel, CARDOSO, Gustavo, A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Acção Política, Lisboa, INCM. [http://arnic.info/publications.php#books]
-Cardoso, Gustavo (2006). Sociedades em Transição para a Sociedade em Rede? in CASTELLS, Manuel, CARDOSO, Gustavo, A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Acção Política, Lisboa, INCM. [http://arnic.info/publications.php#books]