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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DE

Marketing (Pg) (2 º Sem 2017/2018)

Código: 00867
Acrónimo: 00867
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 4.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 75.0 h/sem 0.0 h/sem 100.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos
Dotar os alunos dos conhecimentos aplicados de análise e formulação do plano de marketing com recurso a casos de estudo reais.


Programa 1. O Marketing e a gestão: o papel na empresa de hoje e na empresa do futuro;
2. Marketing estratégico, as principais decisões: posicionamento, mercado-alvo e segmentação;
3. Marketing operacional: as principais variáveis;
4. Elaboração de estratégias de marketing e plano de marketing.
Processo de avaliação
O sistema de avaliação é composto por:
- Participação nas aulas (10%)
- Trabalho de grupo final (40%)
- Exame Final (50%)
Processo de ensino-aprendizagem 1. Expositivo
Aos alunos é também pedida a sua participação na:
2. Realização de casos práticos;
3. Discussão nas aulas.

Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente.
Observações
Bibliografia básica
Textos de apoio do docente:
Lendrevie, Levy, Lindon, Dionísio e Rodrigues, Mercator da Língua Portuguesa, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2015
Bibliografia complementar
Kotler and Keller (2012), Marketing Management, Prentice-Hall International, USA
Moutinho, Dionisio, Rodrigues, Pereira, Marketing FutureCast Lab, Marketing Trends, bnomics, Lisboa, 2012