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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPSS

Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00880
Acrónimo: 00880
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 26.0 h/sem 574.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 413.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos N/a
Objectivos Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar o/as aluno/as no desenvolvimento de um trabalho de projecto em Psicologia Social da Saúde. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projectos de investigação-acção e intervenção nas áreas científicas do mestrado.
Programa A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, já que visa fomentar a aplicar das competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão do trabalho de projecto. A UC assenta em trabalho autónomo e apresentado ao longo das sessões de supervisão e de seminário.

Não obstante, deve referir-se que algumas das matérias dizem respeito às diversas partes constituintes de um trabalho de projecto:
CP1.1. Definição do problema;
CP1.2. Enquadramento teórico: definição de conceitos, variáveis resultado, modelo teórico de processo, objectivos gerais e hipóteses;
CP1.3. Diagnóstico de necessidades;
CP1.4. Definição do projecto/programa de intervenção: objectivos de processo e resultado, recursos, actividades, outputs, população-alvo e riscos e ameaças ao projecto/programa a implementar;
CP1.5. Definição do método de avaliação do projecto/programa;
CP1.6. Referências e anexos.

E ainda,
CP2. Preparação para a defesa oral
Processo de avaliação O trabalho de projecto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A nota desta UC corresponde à nota atribuida ao trabalho de projecto.
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia assenta sobretudo na apresentação e discussão dos trabalhos de projecto e, eventualmente, na exposição de tópicos de investigação/acção por parte dos orientadores e docentes da UC. Esta UC privilegia os métodos de trabalho activo e autónomo dos alunos.
Observações
Bibliografia básica Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2009) http://mess.de.iscte.pt/Harmonizacao_Doc_unico_V6.pdf
American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Bartholomew, L., Parcel, G. , Kok, G., & Gottlieb, N. (2006). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (3ª Ed.). SF: Jossey-Bass.
Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd.
Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage.
Ferguson, J. (1999). The grant seekers? guide to project evaluation. New York: Aspen.
Knowlton, L., & Phillips, C. (2008). The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. London: Sage.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.

Bibliografia complementar Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.
Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE.