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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGHT

Marketing Estratégico em Hotelaria e Turismo (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00893
Acrónimo: 00893
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 45.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 45.0 h/sem 105.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Compreender as principais decisões de marketing que os gestores em hotelaria e turismo têm de tomar no actual mercado global e discutir como é que o marketing impacta cada membro da equipa da organização
Programa 1.Introdução ao Marketing em Hotelaria e Turismo
2.Caracteristicas do Serviço em Turismo
3.O Meio Envolvente de Marketing
4.Estudos de Mercado
5.Mercados de Consumidores e Comportamento de Compra
6.Segmentação, Targeting e Posicionamento
7.Conceção e Gestão de Produtos Turisticos
8.Políticas de Preços para produtos turisticos
9.Canais de Distribuição
10.Comunicação de produtos turisticos
Processo de avaliação Época Normal: avaliação periódica, assiduidade mínima de 2/3 - a) Exame individual, ponderação 50%, nota mínima 7,5; b)case-studies e analise de papers - nota mínima 7,5: 15%. c)Projeto de grupo - nota mínima 7,5:35%. Aprovação na UC: nota final mínima de 9,5. Alunos que optem por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 9,5. Época de Recurso: alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 9,5.
Processo de ensino-aprendizagem Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Ativas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica -Kotler, Philip, John Bowen, James Makens, Seyhmus Baloglu (2017) Marketing for Hospitality and Tourism (7/E). Pearson.
-Shoemaker, Stowe, Robert Lewis, Peter Yesawich (2007) Marketing Leadership in Hospitality and Tourism (4/E). Pearson.
- Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 onsumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Abingdon, Oxford: Routledge - Taylor and Francis Group Publishing eISBN: 9781315659657; ISBN-10: 1138961671; ISBN-13: 978-1138961678
- Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2018). Social Media in Gastronomic Tourism: Tourists' lifestyle and foodservice tendencies in social media. In Saurabh Kumar Dixit (ed.), Routledge Handbook of Gastronomic Tourism (forthcoming). Routledge: Abingdon, Oxford
Bibliografia complementar - Drennan, J., Bianchi, C., Cacho-Elizondo, S, Loureiro, S., Guibert, N., & Proud, B. (2015). Examining the Role of Wine Brand Love on Brand Loyalty: A Multi-Country Comparison. International Journal of Hospitality Management, 49, 47-55. doi: 10.1016/j.ijhm.2015.04.012
- Cunha, N.P., Loureiro, S.M.C., & Rego, A. (2015). Exploring the Attitudes of Bottled Wine Distributors toward Wine Producers in the Portuguese Wine Sector. Journal of International Food and Agribusiness Marketing, 27 (1), 15-32. doi: 10.1080/08974438.2013.805455
- Bilro, R. G., Loureiro, S. M. C., Guerreiro, J. (2018). Exploring online customer engagement with hospitality products and its relationship with involvement, emotional states, experience and brand advocacy. Journal of Hospitality Marketing & Management, DOI: 10.1080/19368623.2018.1506375
- Bilro, R. G., Loureiro, S. M. C., Ali, F. (2018). "The role of website stimuli of experience on engagement and brand advocacy", Journal of Hospitality and Tourism Technology, DOI: 10.1108/JHTT-12-2017-0136
-McCarthy, B. (2016). Building Place Brands: There's Nothing Like Australia. SAGE.
- Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action - Hamilton island Best Job in the World campaign. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 85-88). London, UK: SAGE Publications, Ltd. ISBN: 9781473926639.
-McCarthy, B. (2016). Kerry GeoPark: Can European GeoPark Certification Create Competitive Advantage for a Tourist Destination?. SAGE.
- Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action: Hotels responding to 'bleisure' trend. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 56-58). London, UK: SAGE Publications, Ltd. ISBN: 9781473926639.