Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGHT

Trabalho de Projecto em Gestão de Hotelaria e Turismo (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00901
Acrónimo: 00901
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 14.0 h/sem 736.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 14.0 h/sem 736.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações em hotelaria e turismo
Programa 1. Diagnóstico sumário da organização
2. Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
3. Revisão de literatura aplicada
4. Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações
5. Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
6. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Processo de avaliação - Apresentação escrita de um projecto
- Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Processo de ensino-aprendizagem De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias
-Estudo acompanhado
-Discussão colectiva em sessões tutoriais
-Análise documental
-Aplicação de grelhas de análise
-Focus grupos e entrevistas em ambiente organizacional
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica -Baker, Kevin (2000) Project Evaluation and Feasibility Analysis for Hospitality Operations. Hospitality Press.
-Kerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John Wiley
-Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley
-Teare, Richard, Debra Adams, Sally Messenger (1992) Managing Projects in Hospitality Organizations. Thomson Learning.
Bibliografia complementar -Burton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.
-Kilmann, R. H et al  (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass.
-Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L. (2002). The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions. Wolburn: Butterworth Heinemann.
-Pinto, J. K. (1998). Project Management Handbook. San Francisco: Jossey-Bass.
-Pidd, M.. (2003). Tools for thinking: Modelling in Management Science. West Sussex: Wiley