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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DPP

Estado e Mercado: Debates Contemporâneos (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00960
Acrónimo: 00960
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 18.0 h/sem 132.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Não sendo requisito obrigatório, a realização da unidade curricular beneficia da frequência prévia da u.c., "teoria e história das políticas públicas"
Objectivos Apresentar aos estudantes algumas pesquisas exemplares assentes em modelos analíticos diferentes, que reflitam a relação entre Estado e mercado na provisão de políticas públicas em áreas sectoriais distintas.  
Programa Em cada aula será discutido e analisado um livro:

1. Hall, Peter A. and David Soskice, Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage.
2. Paul Pierson, Dismantling the Welfare State?
3. Hugh Heclo, Modern Social Politics in Britain and Sweden
4. Tanja Borzel, States and Regions in the European Union: Institutional Adaptation in Germany and Spain
5. Ellen Immergut, Health Politics: Interests and Institutions in Western Europe
6. Nikolaos Zahariadis,  Markets, States, and Public Policy Privatization in Britain and France
7. Frank Dobbin, Forging Industrial Policy: The United States, Britain, and France in the Railway Age
8. Kathleen Thelen, How Institutions Evolve: The Political Economy of Skills in Germany, Britain, the United States, and Japan
Processo de avaliação A avaliação é realizada em dois momentos: num primeiro momento os alunos farão uma apresentação na aula, em grupo, e num segundo um ensaio individual. O primeiro momento corresponde a 20% da nota final, enquanto o segundo corresponde a 70%, sendo os restantes 10% resultantes da participação nas aulas.
Processo de ensino-aprendizagem Todas as aulas são téorico-práticas, consistindo na discussão e análise dos livros.
Observações O horário de atendimento do docente é às terças-feiras, entre as 15 e as 18 horas.
Bibliografia básica 1. Hall, Peter A. and David Soskice, Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage.
2. Paul Pierson, Dismantling the Welfare State?
3. Hugh Heclo, Modern Social Politics in Britain and Sweden
4. Tanja Borzel, States and Regions in the European Union: Institutional Adaptation in Germany and Spain
5. Ellen Immergut, Health Politics: Interests and Institutions in Western Europe
6. Nikolaos Zahariadis,  Markets, States, and Public Policy Privatization in Britain and France
7. Frank Dobbin, Forging Industrial Policy: The United States, Britain, and France in the Railway Age
8. Kathleen Thelen, How Institutions Evolve: The Political Economy of Skills in Germany, Britain, the United States, and Japan
Bibliografia complementar Hay, Colin, Michael Lister e David Marsh (2006), The State ? theories and issues. Hampshire: Palgrave
Moran, Michael, Martin Rein e Robert E. Goodin (2006) (ed), The Oxford Handbook of Public Policy. Oxford: OUP.
Pierson, Paul (2004), Politics in Time ? history, institutions, and social analysis. Princeton: Princeton University Press.
Sabatier, Paul A. (2007) (ed.), Theories of the Policy Process. Colorado: Westview.