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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DPP

Metodologias em Políticas Públicas: Pesquisas Exemplares (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00963
Acrónimo: 00963
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 18.0 h/sem 132.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos não
Objectivos O objectivo geral é promover o conhecimento e familiaridade com grandes pesquisas nacionais e internacionais, cujos resultados têm impacto na formulação de políticas públicas, designadamente no que respeita às metodologias utilizadas; promover a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas dos estudos quantitativos e das séries longas. Pretende-se aprofundar competências metodológicas extensivas com base em grandes bases de dados e estudos longitudinais e que sustentam a intervenção e a tomada de decisão política.
Programa 1. Introdução: metodologias extensivas e a relevância para as políticas públicas
2. Saúde e cuidados de saúde
3. Desigualdades sociais
4. Evolução e características da emigração e das comunidades portuguesas
5. Políticas de família
6. Políticas de educação e formas de avaliação internacionais
7. Políticas sociais
8. Emprego e desemprego
9. Energia e ambiente
Processo de avaliação 1) a assiduidade e a participação na aulas; 2) análise crítica de uma notícia sobre uma base de dados; 3) um trabalho final utilizando uma base de dados, sintetizando o conteúdo e as possíveis implicações em termos de políticas públicas

Processo de ensino-aprendizagem Aulas teóricas sobre políticas públicas, análise metodológicas, as origens e a investigação; Procura de uma análise sobre uma base de dados ou um inquérito longitudinal numa área de interesse para reflexão e análise do inquérito; Trabalho final sobre uma base de dados e a sua relevância para as políticas públicas.


Observações
Bibliografia básica Moran, Michael, Rein, Martin and Gododin, Robert (orgs), (2006), The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford, Oxford University Press.
Rodrigues, Maria de Lurdes e Pedro Adão e Silva (2013), Políticas Públicas para a Reforma do Estado, Coimbra: Almedina.
Rodrigues, Maria de Lurdes e Pedro Adão e Silva (2015), Governar com a Troika, Coimbra: Almedina.
Oyen, Else (1990), Comparative Methodology. Theory and practice in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology.
Bibliografia complementar Sites:
European Social Survey:
http://www.europeansocialsurvey.org/
Eurostat:
http://ec.europa.eu/eurostat/data/database
Observatório das Desigualdades:
http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/
http://observatorio-das-desigualdades.com/
Observatório da Emigração:
http://observatorioemigracao.pt/np4/home.html
OCDE: http://www.oecd.org/
Educação: http://www.oecd.org/education/
Pisa: http://www.oecd.org/pisa/
Emprego: http://www.oecd.org/employment/
Energia: https://data.oecd.org/energy/renewable-energy.htm
Saúde: http://www.oecd.org/health/health-systems/
Família: http://www.oecd.org/social/family/
World Health Organization:
http://www.who.int/nutgrowthdb/database/en/
Closing the Gap in a Generation: Health equity through action on the social determinants of health http://www.who.int/social_determinants/thecommission/finalreport/en/index.html .  
The Cochrane Collaboration: http://www.cochrane.org/evidence
The Campbell Collaboration: http://www.campbellcollaboration.org